Categoria:
TST:Turma condena empresa por realizar exame toxicológico sem consentimento do empregado
Um empregado da SOTEP – Sociedade Técnica de Perfuração S/A receberá R$ 6 mil por ter sido submetido a exames toxicológicos sem o seu consentimento. O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) havia absolvido a empresa da condenação, mas a Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho concluiu que o trabalhador teve sua integridade e privacidade violadas, pois cabia apenas a ele decidir se queria realizar exames para constatar a existência de drogas em seu organismo.
STJ:Sequestro de bens fundamentado em pretensão de crédito viola artigo do CPC
O sequestro de bens determinado para garantia do cumprimento de obrigação de crédito discutida em ação principal viola o artigo 822 do Código de Processo Civil (CPC). O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao acolher pedido da sociedade Indústria e Comércio de Máquinas Agrícolas Mantovani Ltda. para reformar decisão que deferiu medida liminar de sequestro fundada em pretensão creditícia. A decisão foi unânime.
STJ:Depósito judicial não pode ser equiparado a pagamento integral configurando denúncia espontânea
O depósito judicial, com questionamento do tributo devido, não pode ser equiparado ao pagamento, para fins de aplicação do instituto da denúncia espontânea, previsto no artigo 138 do Código Tributário Nacional (CTN). O entendimento é da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, por maioria, negou recurso do Banco IBM S/A contra a Fazenda Nacional. Foi a primeira vez que o colegiado debateu a questão.
STJ:Quando os vizinhos não se entendem
STJ aplica normas do direito de vizinhança para satisfação de interesses de proprietários em conflito:árvores que tiram a vista panorâmica, paredes que impedem a ventilação, falta de saída para a via pública, barulho, infiltraçôes... É bastante comum que a relação entre pessoas que moram em propriedades próximas passe por momentos conflitantes, quando a satisfação do direito de um morador pode provocar restriçôes e até violação dos direitos do vizinho. Veja como o STJ tem lidado com essas disputas.