Educar é levar o aluno à reflexão: dizer não ao preconceito e à violação de direitos humanos e respe
  
Escrito por: Mauricio 29-05-2011 Visto: 896 vezes



O professor em sala de aula deve retratar a inadmissibilidade da intolerância em relação aos diferentes, como preconceitos e estigmas.

Entendo que, diante de vários dilemas cotidianos, o professor é o responsável de levar aos alunos o aprendizado das disciplinas e, além disso, de semear nas mentes dos alunos a reflexão sobre questôes como: a escolha de orientação sexual, respeito ao outro, respeitar a diversidade e a relevância da auto-estima elevada para o ser humano. Portanto, seria interessante que o professor pontuasse, numa aula, que os alunos apresentassem, por meio de reportagem, exemplos de violação de direitos humanos. Após, os exemplos dos alunos, o professor chegaria à análise de condutas estereotipadas e preconceituosas e deixaria que os alunos exemplificassem casos reais, que vivenciaram e falariam do assunto e todos participariam...

Portanto, a profissão de professor é relevante para a conscientização do cidadão pleno, e, deve ser valorizado em termos de remuneração.

Acrescento que o professor poderia tratar de um tema recorrente: o bullying, que é oato de violência física e psicológica escolar e finca raízes profundas na interação social entre os alunos e permitiria ao final de um debate saber:  qual a melhor solução para acabar com tal conflito, (mediação)?

Afinal, somar esforços, dividir tarefas, multiplica os resultados positivos e diminui os conflitos.

FACEBOOK

000018.118.1.232