14 hemocentros do País terão teste rápido para HIV e Hepatite C até junho.
  
Escrito por: Mauricio 04-02-2012 Visto: 723 vezes

Notícia extraída do site da Presidência da República:
“Quatorze hemocentros do País terão teste rápido para HIV e Hepatite C até junho
03/02/2012 às 13h05
O Ministério da Saúde quer tornar disponível, até junho de 2012, o Teste NAT em exames de sangue para detecção dos vírus HIV e Hepatite C em mais sete hemocentros do País, chegando a 14 unidade da hemorrede atendidas. O lançamento da nova meta foi feito nesta sexta-feira (3) em Belo Horizonte (MG).
O exame, tecnicamente denominado Teste de Ácidos Nucleicos, reduz a chamada janela imunológica e identifica o vírus num espaço mais curto após a contaminação. O tempo em que o vírus permanece indetectável por testes cai de 22 para 10 dias no caso do vírus transmissor da Aids; e de 35 para 12 dias em relação ao vírus da Hepatite C.

“A redução da janela imunológica significa que, por meio dessa tecnologia inovadora liderada pelo Ministério da Saúde, elevaremos os níveis de segurança em todos os hemocentros do País dentro de pouco tempo”, reforça explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

Este exame é aplicado em países da Europa, nos Estados Unidos, na Austrália e no Japão. No Brasil, o NAT já é disponível nos hemocentros Hemorio (RJ), Hemocentro de Brasília (DF), Hemosc (SC), Hemope (PE), Hemocamp (SP), Fundação Pró-Sangue (SP) e Fundação Hemominas (MG) que, juntos, respondem por cerca de 50% do sangue coletado no País. E os próximos a receber serão Ribeirão Preto (SP) e os estados de Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Paraná, Amazonas e Pará.

“Com o Teste NAT, temos mais qualidade e maior controle para a questão da transmissão (dos vírus HIV e da Hepatite C). O sangue passa por um conjunto de testes que é muito mais eficaz, refinado e sofisticado, tornando a transfusão originária desse sangue ainda mais segura. O NAT foi desenvolvido com tecnologia nacional, sem importação de produtos”, acrescenta Helvécio Magalhães.

O Teste NAT identifica o material genético do vírus e não os anticorpos (como ocorre em outros exames), o que permite um resultado mais rápido e eficaz. Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas utiliza o Teste NAT na triagem dos doadores de sangue desde o final do ano passado, atendendo a toda a demanda da hemorrede pública do estado, que tem a maior rede hemoterápica do País.

PARCERIAS
O projeto para o desenvolvimento de Testes de Ácidos Nucleicos (NAT) para a triagem de bolsas de sangue em serviços de hemoterapia vem sendo realizado por um consórcio público formado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos–Biomanguinhos/Fiocruz, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), sob a coordenação do Ministério da Saúde.

Também são parceiros do projeto a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia; a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás); a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os centros que compôem a hemorrede pública.

Para a oferta do Teste NAT em todo o País, o investimento do Ministério da Saúde será de aproximadamente R$ 17 milhôes por ano. Estes recursos vão financiar desde a produção dos kits do teste até o controle de qualidade dos exames. Até este momento, já foram testadas cerca de 700 mil amostras utilizando-se a Plataforma NAT, com tecnologia totalmente nacional.

Fonte: Ministério da Saúde”

*Mauricio Miranda.
**Imagem extraída do Google.


FACEBOOK

00003.149.214.32