VOCÊ É CONTRA O SUBORNO? TEM CERTEZA!?
  
Escrito por: Mauricio 11-06-2011 Visto: 3691 vezes

Bem... Antes é melhor conceituar o suborno e preferi a definição do Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Suborno):

“O suborno é a prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante, funcionário público ou profissional da iniciativa privada qualquer quantidade de dinheiro ou quaisquer outros favores (desde uma garrafa de bebidas, jóias, propriedades ou até hotel e avião em viagem de férias) para que a pessoa em questão deixe de se portar eticamente com seus deveres profissionais.”

Você acha absurdo: político, policiais, agentes políticos, percebendo alguma vantagem para deixar de praticar um ato de ofício?

Correto, mas se o seu veículo não estiver pago o IPVA, encontrar-se com multas e for parado em uma blitz? O que acontecerá? Perfeito, o seu veúculo será rebocado e você pagará as multas e o IPVA atrasado e terá que ir pessoalemnte resolver esta questão, talvez, o seu veículo seja liberado em alguns dias.

O que?  Você preferiu pedir ao policial que não faça a sua obrigação e  disse que daria um “agrado”. Não acredito!

O que? Você parou o veículo em local proibido e solicitou ao guarda municipal um “tempinho” e deu um presentinho para que pudesse resolver rapidamente umas pendências... Não acredito...

O que? Você deseja "acelerar" com o processo de aposentadoria e vai dar uma força ao funcionário do serviço. Não acredito!

Bem... São alguns exemplos que demonstram como a nossa sociedade é permeada de “jeitinhos” e um entendimento elástico, quando se fala em ética.

Amigo, em todos estes exemplos, você praticou o crime o art. 333, parágrafo único, do Código Penal:

Corrupção ativa

Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei n° 10.763, de 12.11.2003)

Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

Assim, aja com ética, em todos os momentos de sua vida, e contribuirá com uma sociedade livre da corrupção!

P.S: Grata, ao nosso Assessor de Sugestão de Temas, Lucas Bastos, que está indicando, cada vez mais, temas!

Elisabete Bastos

FACEBOOK

00003.129.23.30