Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
STF:Questionada lei alagoana sobre anistia de faltas disciplinares de policiais.
  
Escrito por: Mauricio Miranda 78-21-1365 Visto: 675 vezes




Notícia extraída do site do Supremo Tribunal Federal:



Quinta-feira, 4 de abril de 2013



Questionada lei alagoana sobre anistia de faltas disciplinares de policiais



Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4928, ajuizada, com pedido medida cautelar, pelo governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, a fim de que seja declarada a inconstitucionalidade da Lei Estadual 7.428/2012. A norma dispôe sobre a anistia de infraçôes administrativas de policiais civis, militares e bombeiros estaduais, relacionados a movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e condiçôes de trabalho, ocorridos entre maio e junho de 2011.



Segundo a ADI, a norma atacada decorreu do Projeto de Lei 142/2011 que quando enviado para a sanção pelo chefe do Executivo, “foi vetado por razôes jurídicas, face à sua flagrante inconstitucionalidade, bem como por razôes de contrariedade ao interesse público”. Apesar disso, a Assembleia Legislativa decidiu rejeitar o veto do governador, com a consequente promulgação e publicação da Lei Estadual 7.428, de 13 de novembro de 2012.



De acordo com a ação, há inconstitucionalidade formal da norma. O autor alega que a matéria é de iniciativa privativa do governador do Estado de Alagoas, mas foi usurpada pela Assembleia Legislativa, uma vez que o projeto teve a iniciativa de um deputado estadual.



Na ação direta, o governador afirma que a lei contestada diz respeito ao regime jurídico dos servidores públicos porque dispôe sobre a exclusão de ilicitude de infraçôes administrativas de servidores públicos ligados ao Poder Executivo. “Ora, é inegável que normas que disponham sobre o não comparecimento de servidores ao trabalho são normas relativas ao regime jurídico, o que torna patente a inconstitucionalidade por vício de iniciativa do projeto de lei”, afirma.



Para o governador, além de existir vício de iniciativa, a norma em questão fere a separação dos Poderes, tendo em vista que “o Poder Legislativo se imiscui indevidamente nas relaçôes funcionais dos servidores de outro poder, no caso o Executivo”. Assim, sustenta violação ao artigo 61, parágrafo 1º, inciso II, alíneas “b”, “c”, “f” e artigo 2º, todos da Constituição Federal.



Conforme a ação direta, a norma questionada também apresenta inconstitucionalidade material por violar o artigo 37, inciso VII; artigo 42, parágrafo 1º; e artigo 142, parágrafo 3º, inciso IV, da CF. O governador alega que servidores ligados à segurança pública não podem fazer greve, mas afirma que a lei atacada anistia essa situação. “Esse diploma legal estará tornando lícita uma conduta fixada como ilícita pela Carta Magna (greve de policiais)”, acrescenta.



O Supremo, de acordo com a ADI, já reconheceu em diversos precedentes a inconstitucionalidade formal de lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, cujo objeto seja a concessão de anistia administrativa aos servidores do Poder Executivo. Ainda, segundo o autor da ação, o STF já julgou inconstitucional norma de iniciativa do Poder Legislativo que perdoava faltas ao serviço dos agentes públicos. “Entendeu-se que esse perdão só poderia ser concedido por meio de lei de iniciativa do chefe do Executivo”, afirma, ao fazer referência à ADI 13.



Portanto, o governador do Estado de Alagoas pede a concessão da medida cautelar, no sentido de suspender imediatamente todos os efeitos da norma questionada. Solicita, no mérito, a procedência do pedido para que seja declarada a inconstitucionalidade da Lei alagoana 7.428/2012.



A ação está sob a relatoria do ministro Marco Aurélio.



EC/AD










Processos relacionados

ADI 4928




 



*Mauricio Miranda.



 




FACEBOOK

000044.201.96.213