Portal Planalto:Consumidor deve estar alerta sobre ingestão de suco de maçã contendo desinfetante.
  
Escrito por: Mauricio Miranda 15-03-2013 Visto: 891 vezes




Notícia extraída do site da Presidência da República:



Consumidor deve estar alerta sobre ingestão de suco de maçã que contém solução de limpeza com alto grau de toxicidade



15/3/2013 às 19h40



O consumidor deve estar alerta ao ingerir o suco de maçã Ades. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a empresa fabricante informou que houve falha no processo de higienização das máquinas, o que resultou no envasamento de embalagens com a solução de limpeza. Desta forma, 96 embalagens de 1,5 litro da bebida não contém o produto, mas uma solução de limpeza imprópria para o consumo.



De acordo com a empresa, o conteúdo apresenta PH elevado (aprox.13) e pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido. “O consumidor que tiver adquirido o produto não deve consumi-lo. Em casos de queimaduras ou outros sintomas, procure imediatamente atendimento médico”, alerta a Anvisa.



O lote em questão tem iniciais AGB, foi fabricado em 25 de fevereiro de 2013 e é válido até 22 de dezembro de 2013. A Anvisa solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais, onde o produto foi fabricado, que faça uma inspeção sanitária no estabelecimento.



A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, destaca que o Código de Defesa do Consumidor determina ser dever do fornecedor fazer o reparo ou a troca do produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.



A Senacom informou também que recebeu na quinta-feira (14) um protocolo da Unilever Industrial Ltda, fabricante do suco, para um chamamento da população (recall), para ressarcimento ou substituição da bebida.



A empresa Unilever disse que a campanha para troca teve início na quinta-feira mesmo. Ainda segundo a Unilever, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa fez 14 atendimentos relacionados ao lote, dos quais 12 consumidores receberam atenção médica e dois não aceitaram. Os produtos que ainda estavam em pontos de venda, de acordo com o fabricante, já foram recolhidos.



A empresa pede que os consumidores verifiquem o produto já adquirido e, caso se trate do lote mencionado, não o consumam e entrem em contato gratuitamente com o SAC pelo número 0800 707 0044. Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve fazer a solicitação gratuitamente por meio deste número, das 8h às 20h, ou do e-mail sac@ades.com.br.



Em casos de dúvidas, a Anvisa dispôe também de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.



Fonte: Portal Planalto”



*Mauricio Miranda.



 



 




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