TRF1:Indenização proporcional ao tempo de serviço” e “gratificação eventual” estão sujeitas a IRPF
  
Escrito por: Mauricio Miranda 09-01-2013 Visto: 696 vezes




Notícia extraída do site doTribunal Regional Federal da 1.ª Região:



“Indenização proporcional ao tempo de serviço” e “gratificação eventual” estão sujeitas a imposto de renda



9/1/13 14h59



Por unanimidade, a 7.ª Turma negou provimento à apelação proposta por ex-funcionário da empresa Brasil Telecom S/A. O recurso pretendia que a Receita Federal e a empresa deixassem de recolher, a título de imposto de renda, valores retidos na fonte em decorrência de rescisão contratual.



Alega o ex-funcionário que as importâncias pagas como “indenização proporcional ao tempo de serviço” e “gratificação eventual” não estão sujeitas à incidência de imposto de renda, por não terem natureza salarial, nem de acréscimo patrimonial, mas indenização.



Ao analisar o caso em questão, o relator, desembargador federal Catão Alves, citou o art. 43, I e II, do Código Tributário Nacional (CTN). Segundo o magistrado, os dispositivos legais estabelecem que o fato gerador de imposto de renda é “a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda”, definida como o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos ou de proventos de qualquer natureza, representados por quaisquer outros acréscimos patrimoniais.



O magistrado destacou em seu voto que o recorrente não trouxe aos autos prova de que seu desligamento da empresa decorrera, efetivamente, de algum Programa de Demissão Voluntária, em que as indenizaçôes são preestabelecidas, ficando a cargo do empregado avaliar a conveniência ou não da sua adesão.



“Ora, os valores intitulados ‘indenização proporcional ao tempo de serviço’ e ‘gratificação eventual’ não são indenizaçôes, mas gratificaçôes pagas por liberalidade do empregador na ocasião da rescisão contratual e, portanto, acréscimo patrimonial, sujeitas, nos termos do art. 43 do CTN, a imposto de renda”, afirmou o relator.



Processo n.º 0017853-27.2009.4.01.3400



JC





Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região”



*Mauricio Miranda.



 



 




FACEBOOK

00003.138.138.144