STJ:Pronto para assumir no STF, Teori Zavascki não participará do julgamento do mensalão
  
Escrito por: Mauricio 27-11-2012 Visto: 731 vezes

Notícia extraída do site do Superior Tribunal de Justiça:

27/11/2012 - 15h50

MINISTROS

Pronto para assumir no STF, Teori Zavascki não participará do julgamento do mensalãohttp://fintesp.com.br/wp-admin/media-upload.php?type=image&tab=library&post_id=17013&post_mime_type=&s=dinheiro&m=0#

O ministro Teori Albino Zavascki, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), está pronto para assumir, na próxima quinta-feira (29), o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Mestre e doutor em direito processual civil, Zavascki afirmou, em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (27), que o magistrado tem de levar sempre em conta as normas e a sua aplicação: “O papel do juiz é fazer juízo sobre a legitimidade dos atos em face das normas. Até porque é muito complicado imaginar que um juiz possa, no julgamento, avaliar o que seja a opinião do povo.”

Segundo o ministro, entre as atribuiçôes do juiz está a de, às vezes, tomar decisôes impopulares. “Se os juízes observassem estritamente a vontade popular, em determinadas circunstâncias não teriam condiçôes de aplicar muitas leis em matéria penal”, ressaltou.

Muito questionado sobre a possibilidade de participar do julgamento do mensalão, o ministro foi taxativo: disse que não tem como, uma vez que, nesta fase de fixação de pena, participam apenas os ministros que proferiram juízo condenatório. “Assim, a minha possibilidade de participar é nula”, afirmou.

Ainda sobre julgamentos que o STF vem realizando, Zavascki foi enfático ao afirmar que não profere nenhum tipo de juízo. “Parto do pressuposto de que as decisôes do Supremo são as decisôes corretas. Isso é do sistema. Mas, de qualquer modo, é preciso compreender que eu não posso, até por um dever ético de magistrado, fazer um juízo dessa natureza”, afirmou.

Exposição

As relaçôes entre o Judiciário e a sociedade e a transmissão ao vivo das sessôes de julgamento também foram temas abordados na entrevista. Zavascki ressaltou que essas relaçôes são de uma visibilidade que, às vezes, vai além da publicidade: “Não sou contra a publicidade dos atos do Poder Judiciário, até por imposição constitucional. Sou contrário ao excesso de exposição dos julgamentos, que não favorece necessariamente a qualidade das decisôes.”

O ministro se manifestou, ainda, sobre o foro privilegiado para ocupantes de altos cargos públicos. Ele esclareceu que o foro por prerrogativa de função é uma escolha tradicional do legislador brasileiro, que existe desde a primeira Constituição do país, ainda no Império. Assim, é opção política, que talvez possa ter seu alcance restringido.

Teori Zavascki permanecerá no STJ até esta quarta-feira (28), véspera de sua posse no STF. Embora feliz e empolgado com a nova missão, o ministro expressou tristeza em deixar a corte onde atua há nove anos. “Estou tentando deixar minha ‘casa’ da melhor maneira possível para o meu sucessor. Ainda não tenho ideia dos casos que vou julgar no Supremo. O que minha assessoria informou é que cerca de seis mil processos já estão me esperando lá”, revelou.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa”

 

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

FACEBOOK

00003.137.218.215