Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
Rio de Janeiro: Ordem Pouca, População Insatisfeita, Governo Nenhum
  
Escrito por: Mauricio 92-82-1316 Visto: 833 vezes

Será que esta cidade do Rio de Janeiro encontra-se sem governo, ou há um excesso de governo em algumas áreas, e nenhum governo em quase tudo? Por toda cidade, temos “Operação Choque de Ordem”, “Operação Lei Seca”, “Operação Asfalto Liso”, “BRS”, “UPPs”, “Blitzen” e outras iniciativas dos entes públicos, mas, estas iniciativas públicas surtem algum efeito?

Estarei exagerando ao dizer que os cariocas se acostumaram a serem tratados sem respeito, sem educação e sem direitos pelas três esferas de governo? Eu penso que não.

A Operação Choque de Ordem é como um furacão que passa, levando carros de todos os motoristas que não conseguem, na maior parte das vezes, um estacionamento decente.

A Operação Lei Seca é uma atividade exercida com estardalhaço e sem qualquer espécie de logística, mas que, apesar de tudo, tem seus benefícios, já que bêbados contumazes estão deixando de dirigir por causa dela.

A Operação Asfalto Liso deixou tampas soltas no asfalto e ruas mal niveladas, mas, não nego que melhorou o asfaltamento de algumas ruas, mas esta cidade possui um excesso de ruas esburacadas, e esta operação só terá efeito quando todo o Rio de Janeiro fizer parte dela.

Os BRS são um mal necessário, mas a única utilidade que vejo nestes corredores expressos são que os ônibus são obrigados a ficarem em seu “cercadinho”, não devendo ultrapassar os tachôes que delimitam sua área de circulação.

As UPPs são uma iniciativa louvável de integração das comunidades, antes dominadas pelo tráfico de drogas, e que passaram a fazer parte da cidade, mas seu funcionamento deve estar atrelado a uma política pública de combate à criminalidade em geral.

As Blitzen sofrem do mesmo mal da Operação Lei Seca, ou seja, provocam engarrafamento desnecessário e atuam de forma difusa e mal direcionada, apesar da louvável atuação da polícia militar em todas as blitzen por que passei. Perdi muito tempo, fui parado inúmeras vezes, mas nunca fui destratado nem achacado, e penso que as pessoas que ofereceram propina a policiais fizeram muito mal em pagar por algo que fizeram de errado.

Quanto ao resto, não há porque falar aqui, só posso dizer que esta é uma cidade suja, abandonada e não mais maravilhosa, e as atuaçôes públicas nesta cidade são, quase todas, caóticas e sem sentido. Há barulho, confusão, criminalidade à solta, pessoas que se acham donas de ruas, praias e praças, e toda sorte de bagunça que atormenta a população carioca.

Quando será que os agentes públicos que atuam nesta cidade estarão à altura de sua população?

*Mauricio Miranda.

FACEBOOK

000035.170.64.185