Você, Como Juiz, Condenaria Uma Mãe Que Mata Para Defender Sua Filha?
  
Escrito por: Mauricio 27-08-2011 Visto: 861 vezes

Como se pode descrever o Tribunal do Júri? Para mim, é uma Corte de Justiça, que utiliza o maior dos bens humanos: a emoção. Os jurados julgam até contrariamente à realidade dos autos.

Responda o seguinte: como você, elevado à condição de juiz de direito, imparcial e de acordo com a lei, julgaria uma mãe, que mata o seu próprio marido e pai, porque este iria estuprar uma de suas filhas com ele? Eu, como juiz, decidiria que este homicídio era plenamente justificável: a mãe estaria agindo em legítima defesa da honra de sua filha, já que esta não pode defender-se de per si.  Não vejo motivo para condenação.

Alguns diriam que eu, também, como os jurados deste homicídio, julguei movido pela emoção, e um juiz de direito deve ser objetivo, julgar de acordo com os autos e, assim deveria condenar a mãe por defender sua filha do pai estuprador. Ou seja, juízes são robôs, que julgam segundo a tal letra fria da lei e não percebem qualquer nuance nos casos em que atuam.

Juízes não são obrigados a julgar de forma fria e objetiva, mas, apenas, de acordo com o que há nos autos, o que é provado no processo. E digo, outra vez, que com a mais imparcial das atitudes, declararia que a mãe agiu em legítima defesa da honra de sua filha. Não vejo qualquer incoerência no meu pensamento.

Pense bem e decida: como você julgaria?

FACEBOOK

000018.191.46.36