SOLIDARIEDADE É SINÔNIMO DE PAZ
  
Escrito por: Mauricio 10-05-2011 Visto: 1292 vezes

Caem as chuvas, casas são destruídas, pessoas morrem ou ficam desabrigadas, e você, o que faz? Você é solidário, você “não quer nem saber”, você se importa, ou não? Cada atitude de solidariedade é importante com quem perdeu tudo ou muito do que tinha, em bens, pessoas da família, ou mesmo de esperança em uma vida diferente, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, neste começo de 2011.

O mundo pode ser diferente, só depende de você: é o que parece “pregar” todo este “mutirão” de solidariedade de pessoas, governo e empresas. Você quer ficar fora dessa “onda”? Você não se acha egoísta? Você percebe o sofrimento dos outros e não tem vontade de fazer alguma coisa, uma mínima coisa que seja? Cada ato de solidariedade é essencial e o seu pode ser fundamental.

Vamos ser solidários todos os dias e, isso significa ajudar a quem precisa! Faça-se esta pergunta: “Eu ajudo, todo dia, alguém que precisa – ou, pelo menos, tenta?” Ser solidário é cada pequeno gesto de gentileza diário que não precisa de recompensa: a recompensa é a satisfação em fazer o bem. Você acredita em “fazer o bem sem olhar a quem?” Você acredita em “amar ao próximo como a si mesmo”? Se você acredita em tudo isso e realiza pelo menos um pequeno gesto de solidariedade todo dia você está fazendo mais pela paz do mundo amanhã do que você pensa.

E qual a relação entre solidariedade e paz? A verdadeira paz só se consegue quando todos são felizes e não há sofrimento, dor ou miséria. A verdadeira paz só se alcança sendo solidário todo dia. Tem, como dizem hoje em dia, “tudo a ver”. Porque ser solitário, fechar-se em seu mundo de sentimentos mesquinhos e em reclamaçôes se você pode “fazer parte da solução”? Ou você quer “ser parte do problema”?

Em questão de solidariedade, não há clichês que bastem. A situação é clichê e nela cabem tantos clichês quanto possível. Todo ano chove na mesma época do ano e parece que ninguém faz nada. Ou alguém já se esqueceu da enchente de 1966, na qual morreram tantas pessoas? Ou da tragédia em Angra dos Reis, ocorrida agora mesmo, e que já foi esquecida por nossos pseudo governantes. Não seja como eles, seja diferente! Por que ser igual a eles e só aparecer quando a tragédia se abate sobre toda a população de uma cidade, de um Estado, de um país?

Cada pessoa é responsável por fazer a paz a cada dia. Toda pessoa tem o dever de ser solidário se não quiser ver perecer a raça humana em mais alguma “fúria da natureza” como a que acabou de acontecer em Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

Eu culpo a todos por essa tragédia: empresas poluidoras do meio ambiente; pessoas invasoras e destruidoras de florestas, rios e montanhas; governos incompetentes em não inibir o desflorestamento e a desocupação desordenada de áreas que não deveriam ter habitaçôes humanas. E, principalmente, culpo a mim e a você. Na verdade, nós somos os verdadeiros culpados: nós compramos os produtos destas empresas, nós elegemos estes governantes, nós convivemos com estas pessoas e nada fazemos para mudar esta situação.

Seja solidário, agora, pelo menos uma vez na vida, e ajude a criar a paz de amanhã!

 

FACEBOOK

000013.59.195.118