Poluição Ambiental ou Urbana: Qual a Pior para o Cidadão?
  
Escrito por: Mauricio 28-05-2011 Visto: 1120 vezes

Para muitas pessoas, a maior preocupação, em relação às cidades, é o que fazer em relação à poluição do meio ambiente, ou seja, a degradação dos mananciais de água potável, o tratamento do esgoto, a reciclagem e coleta seletiva do lixo urbano, a tentativa de diminuição da emissão de gases poluentes por veículos e fábricas, a limitação ou proibição de usinas nucleares, a criação de prédios “inteligentes”, o uso de energias renováveis ou “limpas”, etc. E o que isto interessa para o cidadão comum? E o que tudo isto tem relação com a segurança pública?

Segurança pública não é só questão de polícia. Segurança pública também se relaciona com a sobrevivência dos cidadãos nas grandes, médias e pequenas cidades. Não há nada mais perigoso para a segurança pública que a poluição ambiental, pois esta pode vir a extinguir as cidades como são atualmente. Todo cidadão deveria estar plenamente consciente deste fato. A sobrevivência da humanidade depende da solução do problema da poluição ambiental.

E a poluição urbana, o que significaria, como afetaria o cidadão comum e por que seria um perigo para a segurança pública? A poluição urbana é a poluição derivada da má utilização do espaço urbano pelos governos ou por particulares, que acaba por atrapalhar a vida nas cidades. São os galhardetes pendurados em postes, placas publicitárias em prédios e ônibus, estátuas de pessoas conhecidas e desconhecidas atulhando as calçadas, postes em grande número e que não dão iluminação suficiente, fontes dos mais diversos tipos e todas inúteis, letreiros eletrônicos no meio das ruas, postes inclinados, obeliscos, sinalização semafórica mal disposta e ineficiente, radares eletrônicos que só servem para multar, uso indiscriminado do espaço urbano por empresas concessionárias de serviço público, excesso de veículos mal conservados, folhetos de propaganda entregues nas esquinas, pichaçôes e grafites ininteligíveis e muito feios, etc.

Toda poluição urbana termina por prejudicar, de alguma forma, a vida do cidadão comum, pois, normalmente, diminui o espaço de circulação de pessoas e/ou veículos e torna mais “suja” a cidade, fazendo com que esta se torne menos habitável, ou, como se diz atualmente, com uma interface menos amigável. E menos segura, por que não? Muitos dirão que é só um caso de poluição visual, e nada se relaciona com a segurança pública. Mas eu digo que uma cidade com uma boa estética facilita a convivência em sociedade.  Viver em uma cidade visualmente mais limpa é viver uma cidade mais moderna, mais de acordo com padrôes mais civilizados.

Nossas autoridades e nossa população deveriam prestar atenção na resolução – ou, pelo menos, na minimização – dos problemas de poluição urbana e ambiental. A Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas estão chegando. Quem não vê, ou não quer ver, estes problemas? Por que não começar, logo, a despoluir ambientalmente e urbanamente nossas cidades? Quem será contra? Para mim, todo tipo de poluição é prejudicial. E para você, qual delas é pior? E qual deve ser enfrentada em primeiro lugar?

Mauricio Miranda

FACEBOOK

000018.221.154.151