Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
Operação Lei Seca: Blitz ou Vitrine?
  
Escrito por: Mauricio 48-10-1306 Visto: 955 vezes

Operação Lei Seca: Blitz ou Vitrine?


Muito se tem falado sobre a famosa Operação Lei Seca. Quase sempre, na maioria das vezes, alguém famoso é detido. O uso do bafômetro é, invariavelmente, recusado por essas pessoas, alegando o direito de não produzirem provas contra si mesmas. Já apareceram, em vários jornais, pesquisas comprovando que a Operação Lei Seca teria diminuído o número de mortes no trânsito. Não se tem notícia dos resultados destas blitzen em termos de punição de quem não usa o bafômetro. Não existem pesquisas sobre se alguma pessoa bêbada, realmente, foi detida em uma blitz da Operação Lei Seca. Todos, aparentemente, desejam que pessoas bêbadas não dirijam veículos de qualquer tipo, mas, ônibus, táxis, vans e kombis não costumam ser alvos da Operação Lei Seca. Tudo isto são fatos, ou parecem ser.

Por outro lado, a quem, realmente, interessa que a Operação Lei Seca detenha pessoas famosas que não portem documentos de habilitação ou documentos do veículo que dirigem? Por que tanta necessidade de visibilidade da Operação Lei Seca? Por que a Operação só ocorre em bairros como Copacabana e Barra da Tijuca? Existe algum interesse de “aparecer”, dos agentes da lei, para “mostrar serviço”? Há algum desejo de deter gente pretensamente importante visando demonstrar que eles seriam como todo o mundo, ou seja, se são detidos e multadas pessoas assim, pode-se deter e multar qualquer pessoa na Operação Lei Seca? Tudo isto são conjecturas, ou parecem ser.

Nesta nossa cidade do Rio de Janeiro há muitas formas de constranger cidadãos que estão dentro dos seus carros. Temos as blitzen regulares, a Operação Lei Seca, a Operação Choque de Ordem, só para falar de algumas das formas de constrangimento legal que provocam engarrafamentos, trazem dores de cabeça sem fim e aumentam a arrecadação estatal de forma vertiginosa e implicam em perda de tempo e dinheiro de muitos motoristas que não estão bêbados, mantém seus carros de acordo com a lei e a habilitação em dia. Tudo isto - outra vez – são fatos, ou parecem ser.

Não percebo o tão falado impedimento do direito de ir e vir provocada pela Operação Lei Seca, assim como não vejo o motivo de um policial militar fazer parar qualquer carro que ele considere “suspeito”. Como se sabe que alguém é suspeito pela simples visão de um veículo? Como se sabe que uma pessoa está bêbada ao volante pelo simples motivo de esta mesma pessoa ser famosa?

É dever de todos obedecer a lei, mas que lei estranha é essa aplicada na Operação Lei Seca? Parece ser uma lei voltada para a visibilidade da Operação Lei Seca. Não sei direito se a Operação Lei Seca é um bem para a sociedade ou se é só mais uma forma de as nossas autoridades constituídas terem mais espaços em manchetes de jornais!

Mauricio Miranda

FACEBOOK

00003.238.161.165