TSE:Notórios especialistas compôem Comissão Avaliadora dos testes na urna eletrônica.
  
Escrito por: Mauricio 09-03-2012 Visto: 734 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal Superior Eleitoral:

“Notórios especialistas compôem Comissão Avaliadora dos testes na urna eletrônica


A 2ª Edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, que acontecerá de 20 a 22 de março, será disciplinada e avaliada por duas comissôes compostas por renomados acadêmicos e cientistas de áreas como Segurança da Informação, Engenharia Eletrônica, Ciência da Computação e Logística. Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento tem como objetivo demonstrar a confiabilidade e a segurança do sistema eleitoral, dando a oportunidade aos participantes de tentar realizar “ataques” à urna eletrônica e seus componentes na busca de eventuais vulnerabilidades. A primeira edição dos testes foi realizada em 2009.

Integram a Comissão Avaliadora dos testes de segurança o professor titular do Departamento de Ciência da Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Mamede Lima-Marques, o pesquisador titular do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCT) Antonio Montes Filho, o pesquisador titular do Instituto de Estudos Avançados do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial Osvaldo Catsumi Imamura, o diretor da faculdade de computação da Universidade Federal de Uberlândia, Jamil Salem Barbar, e o secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral, Sergio Dias Cardoso.

Já a Comissão Disciplinadora é formada por seis membros: Celio Castro Wermelinger, chefe da Seção de Serviços, Provisão e Equipamentos do TSE; Antônio Ésio Marcondes Salgado, coordenador de Tecnologia da Informação e Execução Orçamentária e Financeira do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); José Melo Cruz, coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE; Luís Augusto Consularo, analista Judiciário da Corte; Rafael Fernandes de Barros Costa Azevedo, coordenador de Logística da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE; e Wilson Henrique Veneziano, professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB.

Conforme o Edital n° 01/2012, os testes, que contarão com 24 participantes divididos em 9 grupos, acontecerão na nova sede do Tribunal, em Brasília-DF, das 9h às 18h. A grande novidade deste ano foi a fase de preparação, que ocorreu de 6 a 8 de março. Nesta etapa, após assistirem a uma palestra acerca do funcionamento da urna eletrônica e seus componentes internos externos e ter acesso ao código-fonte da urna eletrônica, os “investigadores” puderam configurar os sistemas que serão utilizados nos dias do evento e elaborar seus planos de testes.

As propostas deverão ser encaminhadas à Comissão Avaliadora do evento até o dia 13 de março para avaliação e homologação dos planos de testes.

Todas as informaçôes sobre os testes estão disponíveis no hotsite do evento.

Atribuiçôes

A Comissão Disciplinadora tem como atribuiçôes, entre outras, as seguintes: definir os procedimentos e a metodologia utilizados nos testes públicos; aprovar e divulgar as inscriçôes dos investigadores e grupos; supervisionar todas as fases dos testes; aprovar os planos de testes elaborados pelos participantes; definir o ambiente de teste e o ambiente reservado à visualização dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, uma das novidades desta edição do evento.

À Comissão Avaliadora, por sua vez, compete fazer a validação da metodologia e dos critérios de julgamento definidos pela Comissão Disciplinadora, avaliar e homologar os resultados obtidos e produzir o relatório final dos testes. Os certificados também serão concedidos aos “investigadores” pelos membros da Comissão Avaliadora.

Currículos Comissão Avaliadora

Mamede Lima-Marques é professor titular da UnB em Ciência da Informação e diretor do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da universidade. É PhD em Logística Aplicada a Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Ciência da Computação pela Universite de Toulouse III (Paul Sabatier). Atua no programa de pós-graduação em Ciência da Informação na linha de Arquitetura da Informação.

Antonio Montes Filho possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Física pela USP e doutorado em Física de Plasmas (University of Oxford). Atualmente é pesquisador titular do CTI/MCT. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de sistemas de informação, segurança de software, sistemas de detecção de intrusão e análise de malware.

Osvaldo Catsumi Imamura possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestrado em Telecomunicaçôes pela University of Electro-Communications e doutorado em Electrical Engineering, pela The University of Tokyo. Atualmente é pesquisador titular do Instituto de Estudos Avançados do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial e professor colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Jamil Salem Barbar é diretor da faculdade de computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também atua como professor associado III. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFU e mestrado e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando em temas como redes de computadores, sistemas multimídia e computação forense.

Sergio Dias Cardoso, analista Judiciário do TSE, é secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral desde 2003. Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), possui MBA (especialização) em Administração Judiciária pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Currículos Comissão Disciplinadora

Celio Castro Wermelinger, coordenador dos testes, é servidor do TSE desde 2007, ocupando atualmente o cargo de chefe da Seção de Serviços, Provisão e Equipamentos. Atua no planejamento da segurança do sistema eletrônico de votação brasileiro, em especial na especificação do hardware das urnas eletrônicas, gestão de segurança da informação e no projeto de Identificação Biométrica do Eleitor.

Antônio Ésio Marcondes Salgado é funcionário do (Inpe/CTI) desde 1982, onde atua como tecnologista Sênior. É Coordenador do Convênio TSE/Inpe, atendendo ao Tribunal nas atividades de desenvolvimento da urna eletrônica, segurança da informação e desenvolvimento de ambientes de redes de comunicação de dados aplicados à Justiça Eleitoral.

José Melo Cruz é servidor do TSE desde 1996, ano em que a urna eletrônica foi utilizada pela primeira vez nas eleiçôes brasileiras. Foi chefe da Seção de Processamento de Eleiçôes I do Tribunal e, desde 2007, é coordenador de Sistemas Eleitorais da Corte.

Luis Augusto Consularo, analista Judiciário do TSE, é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (USP).

Rafael Fernandes de Barros Costa Azevedo é servidor do TSE desde 1996, ocupando atualmente o cargo de coordenador de Logística da Secretaria de Tecnologia da Informação. Participou de eleiçôes utilizando a urna eletrônica brasileira na Argentina, Equador, México, Paraguai e República Dominicana.

Wilson Henrique Veneziano é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e pelo Politecnico di Torino (Itália) e professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB. Atua nas áreas de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica, com ênfase em Segurança, Informática na Educação e Processamento de Sinais Biológicos.

Mais informaçôes sobre o sistema eletrônico de votação podem ser obtidas no site Biometria e Urna Eletrônica.”

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

 

FACEBOOK

000018.224.149.242