Atenção: Sindicato dos policiais civis do Estado do Rio de Janeiro decide suspender greve.
  
Escrito por: Mauricio 11-02-2012 Visto: 728 vezes

Notícia extraída do site do Jornal O Dia:

“Sindicato dos policiais civis decide suspender greve

POR Gabriela Moreira

Rio - Um dos sindicatos que representam a Polícia Civil decidiu, neste sábado, suspender a greve temporariamente. A decisão, no entanto, não foi acompanhada por lideranças de PMs e Bombeiros, que estiveram reunidas na sede da Coligação dos Policiais Civis, no Centro do Rio.
Ao saber da vontade dos civis, representantes das outras duas corporaçôes demonstraram insatisfação e se desentenderam. Segundo eles, a decisão deveria ter sido votada internamente antes de ser anunciada. De acordo com a liderança do sindicato dos civis, a decisão foi tomada depois que policiais receberam informaçôes de que bandidos estariam se organizando para praticar atos de vandalismo durante a greve.
Articulação de bandidos
"Tivemos notícia de que ontem (sexta) pela manhã, três agências bancárias em São Gonçalo foram atacadas a tiros. Hoje (sábado) fui procurado por PMs que me relataram que marginais estariam planejando aproveitar o momento para espalhar violência", disse Fracisco Chao, diretor do Sindpol. "Não estamos cancelando a greve. Estamos suspendendo para discutir em assembleia na quarta", completou.
A madrugada deste sábado foi de tranquilidade na capital fluminense no segundo dia de decretação da greve de bombeiros, policiais civis e militares e agentes penitenciários. O policiamento foi ostensivo principalmente na orla de Copacabana, na Zona Sul. Bares e restaurantes tiveram movimento intenso. Na Lapa, houve grande frequência de turistas e clientes, e a polícia atuou normalmente.
PMs presos
Ao todo 17 PMs foram presos, 10 deles através de mandados de prisão preventiva decretados pela juíza Juliana Ferraz, a pedido do comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro. Todos estão no presídio de Bangu 1. Outros 129 poderão ser punidos por envolvimento na greve. No Corpo de Bombeiros, um oficial acabou exonerado do cargo, e 123 guarda-vidas foram indiciados por falta ao serviço e ficarão presos administrativamente nos quartéis.
O Corpo de Bombeiros informou, em nota, que até a tarde de sábado, oito de 11 mandados de prisão emitidos para bombeiros representantes do movimento de greve já foram efetuados. Os envolvidos estão sendo levados para o presídio de Bangu 1, onde já se encontra o Cabo BM Benevenuto Daciolo.

Pela manhã, 39 guarda-vidas foram detidos por falta ao serviço no Grupamento Marítimo (GMar) da Barra da Tijuca. Na última sexta-feira, 123 guarda-vidas foram indiciados por falta ao serviço e presos administrativamente. Com isso, até o momento, 12 bombeiros estão em Bangu 1 e 162 guarda-vidas estão em quartéis cumprindo medida disciplinar.
Para fechar o cerco aos militares grevistas, o governador Sérgio Cabral baixou decreto que reduz prazos das tramitaçôes dos processos administrativos. Com isso, PMs e bombeiros podem ser expulsos da corporação em até 15 dias. “A greve não teve êxito”, avaliou Cabral, ressaltando o aumento concedido, na quinta-feira, de 38,81% até 2013. Líder dos bombeiros, o cabo Benevenuto Daciolo segue preso em Bangu 1. A libertação dele é reivindicação.”

*Mauricio Miranda.
**Imagem extraída do Google.


FACEBOOK

000018.191.234.191