Receita Federal vai simplificar abertura e fechamento de empresas. Leia.
  
Escrito por: Mauricio 04-01-2012 Visto: 787 vezes

Notícia extraída do site: http://www.sindifisconacional.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15702%3Areceita-federal-pretende-simplificar-abertura-e-fechamento-de-empresas&catid=44%3Aoutras-noticias&Itemid=301&lang=pt







"Rede virtual
RFB vai simplificar abertura e fechamento de empresas













Priscilla Araujo   
Qua, 04 de Janeiro de 2012 10:00
O processo de abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas deverá ser totalmente integrado em um único ambiente virtual a partir deste ano, informou a RFB (Receita Federal do Brasil) à Agência Brasil.

De acordo com o órgão, está previsto para 2012 a entrada em funcionamento da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). Criada pela Lei n° 11.598, a Redesim é composta por órgãos federais, estaduais e municipais que estejam direta e indiretamente ligados aos registros de empresas.

“O empresário se comunicará com esse ambiente em que todos os órgãos estarão interligados: juntas comerciais, cartórios de registro de empresas, administração tributária federal, estadual, meio ambiente, órgão de regulação e controle, entre outros”, explicou o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Auditor-Fiscal Carlos Roberto Occaso.

Com o funcionamento do ambiente virtual, o empresário precisará fazer apenas o cadastro na Junta Comercial - uma das “portas de entrada” à rede -, para passar a ter acesso a todos os serviços disponíveis na página da internet. Embora a rede seja gerida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a RFB é parceira no projeto com todos os sistemas informatizados integrados ao ambiente do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

As informaçôes serão distribuídas pelos sistemas integrados de forma a permitir que cada órgão receba os dados do interessado, além de formalizar a abertura, regularização, fechamento de uma empresa de forma direta e com a apenas uma comunicação do empresário com a administração pública.

Com as mudanças, a Receita Federal espera que o tempo de registro de uma empresa seja de cinco dias úteis."

Imagem do Google

FACEBOOK

000018.222.23.119