Decreto 9.492 de 5-9-2018: Defesa dos direitos dos usuários da administração pública federal
  
Escrito por: Mauricio Miranda 06-09-2018 Visto: 36 vezes



Notícia extraída do site da Presidência da República:



"DECRETO Nº 9.492, DE 5 DE SETEMBRO DE 2018











 


Regulamenta a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que disp˘e sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública federal, institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, e altera o Decreto nº 8.910, de 22 de novembro de 2016, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funç˘es de Confiança do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.




O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuiç˘es que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos art. 30 e art. 31 do Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, e na Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, 



DECRETA:



 CAPÍTULO I



DISPOSIÇÕES GERAIS 



Art. 1º  Este Decreto regulamenta os procedimentos para a participação, a proteção e a defesa dos direitos do usuário de serviços públicos da administração pública federal, direta e indireta, de que trata a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, e institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal.



Art. 2º  O disposto neste Decreto se aplica:



I - aos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional;



II - Ós empresas estatais que recebam recursos do Tesouro Nacional para o custeio total ou parcial de despesas de pessoal ou para o custeio em geral; e



III - Ós empresas estatais que prestem serviços públicos, ainda que não recebam recursos do Tesouro Nacional para custeio total ou parcial de despesas de pessoal ou para o custeio em geral.



Art. 3º  Para fins do disposto neste Decreto, considera-se:



I - reclamação - demonstração de insatisfação relativa Ó prestação de serviço público e Ó conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço;



II - denúncia - ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes;



III - elogio - demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido;



IV - sugestão - apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração pública federal;



V - solicitação de providências - pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades administração pública federal;



VI - certificação de identidade - procedimento de conferência de identidade do manifestante por meio de documento de identificação válido ou, na hipótese de manifestação por meio eletr˘nico, por meio de assentamento constante de cadastro público federal, respeitado o disposto na legislação sobre sigilo e proteção de dados e informaç˘es pessoais; e



VII - decisão administrativa final - ato administrativo por meio do qual o órgão ou a entidade da administração pública federal se posiciona sobre a manifestação, com apresentação de solução ou comunicação quanto Ó sua impossibilidade. 



CAPÍTULO II



DO SISTEMA DE OUVIDORIA DO PODER EXECUTIVO FEDERAL 



Art. 4º  Fica instituído o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, com a finalidade de coordenar as atividades de ouvidoria desenvolvidas pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal a que se refere o art. 2º.



Art. 5º  São objetivos do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal:



I - coordenar e articular as atividades de ouvidoria a que se refere este Decreto;



II - propor e coordenar aç˘es com vistas a:



a) desenvolver o controle social dos usuários sobre a prestação de serviços públicos; e



b) facilitar o acesso do usuário de serviços públicos aos instrumentos de participação na gestão e na defesa de seus direitos;



III - zelar pela interlocução efetiva entre o usuário de serviços públicos e os órgãos e as entidades da administração pública federal responsáveis por esses serviços; e



IV - acompanhar a implementação da Carta de Serviços ao Usuário, de que trata o art. 7º da Lei nº 13.460, de 2017, de acordo com os procedimentos adotados pelo Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.



Art. 6º  Integram o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal:



I - como órgão central, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, por meio da Ouvidoria-Geral da União; e



II - como unidades setoriais, as ouvidorias dos órgãos e das entidades da administração pública federal abrangidos por este Decreto e, na inexistência destas, as unidades diretamente responsáveis pelas atividades de ouvidoria.



Art. 7º  As atividades de ouvidoria das unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal ficarão sujeitas Ó orientação normativa e Ó supervisão técnica do órgão central, sem prejuízo da subordinação administrativa ao órgão ou Ó entidade da administração pública federal a que estiverem subordinadas.



Art. 8º  Sempre que solicitadas, ou para atender a procedimento regularmente instituído, as unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal remeterão ao órgão central dados e informaç˘es sobre as atividades de ouvidoria realizadas.



Art. 9º  A unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal será, de preferência, diretamente subordinada Ó autoridade máxima do órgão ou da entidade da administração pública federal a que se refere o art. 2º. 



Seção I



Das competências 



Art. 10.  Compete Ós unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal:



I - executar as atividades de ouvidoria previstas no art. 13 da Lei nº 13.460, de 2017;



II - propor aç˘es e sugerir prioridades nas atividades de ouvidoria de sua área de atuação;



III - informar ao órgão central do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal a respeito do acompanhamento e da avaliação dos programas e dos projetos de atividades de ouvidoria;



IV - organizar e divulgar informaç˘es sobre atividades de ouvidoria e procedimentos operacionais;



V - processar as informaç˘es obtidas por meio das manifestaç˘es recebidas e das pesquisas de satisfação realizadas com a finalidade de avaliar os serviços públicos prestados, em especial sobre o cumprimento dos compromissos e dos padr˘es de qualidade de atendimento da Carta de Serviços ao Usuário, de que trata o art. 7º da Lei nº 13.460, de 2017; e



VI - produzir e analisar dados e informaç˘es sobre as atividades de ouvidoria, para subsidiar recomendaç˘es e propostas de medidas para aprimorar a prestação de serviços públicos e para corrigir falhas.



Parágrafo único.  Os canais de atendimento ao usuário de serviços públicos dos órgãos e das entidades da administração pública federal serão submetidos Ó supervisão técnica das unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal quanto ao cumprimento do disposto nos art. 13 e art. 14 da Lei nº 13.460, de 2017.



Art. 11.  Compete ao órgão central do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal:



I - estabelecer procedimentos para o exercício das competências e das atribuiç˘es definidas nos Capítulos III, IV e VI da Lei nº 13.460, de 2017;



II - monitorar a atuação das unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal no tratamento das manifestaç˘es recebidas;



III - promover a capacitação e o treinamento relacionados com as atividades de ouvidoria e de proteção e defesa do usuário de serviços públicos;



IV - manter sistema informatizado de uso obrigatório pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal a que se refere o art. 2º, com vistas ao recebimento, Ó análise e ao atendimento das manifestaç˘es enviadas para as unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal;



V - definir, em conjunto com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, metodologia padrão para aferir o nível de satisfação dos usuários de serviços públicos;



VI - manter base de dados com as manifestaç˘es recebidas de usuários;



VII - sistematizar as informaç˘es disponibilizadas pelas unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, consolidar e divulgar estatísticas, inclusive aquelas indicativas de nível de satisfação dos usuários com os serviços públicos prestados; e



VIII - propor e monitorar a adoção de medidas para a prevenção e a correção de falhas e omiss˘es na prestação de serviços públicos. 



Seção II



Do recebimento, da análise e da resposta de manifestaç˘es 



Art. 12.  Em nenhuma hipótese será recusado o recebimento de manifestaç˘es formuladas nos termos do disposto neste Decreto, sob pena de responsabilidade do agente público.



Art. 13.  Os procedimentos de que trata este Decreto são gratuitos, vedada a cobrança de importÔncias ao usuário de serviços públicos.



Art. 14.  São vedadas as exigências relativas aos motivos que determinaram a apresentação de manifestaç˘es perante a unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal.



Art. 15.  A certificação da identidade do usuário de serviços públicos somente será exigida quando a resposta Ó manifestação implicar o acesso a informação pessoal própria ou de terceiros.



Art. 16.  As manifestaç˘es serão apresentadas preferencialmente em meio eletr˘nico, por meio do Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo federal - e-Ouv, de uso obrigatório pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal a que se refere o art. 2º.



§ 1º  Os órgãos e as entidades da administração pública federal a que se refere o art. 2º disponibilizarão o acesso ao e-Ouv em seus sítios eletr˘nicos, em local de destaque.



§ 2º  Na hipótese de a manifestação ser recebida em meio físico, a unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal promoverá a sua digitalização e a sua inserção imediata no e-Ouv.



§ 3º  A unidade do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal que receber manifestação sobre matéria alheia Ó sua competência encaminhará Ó unidade do Sistema de Ouvidoria responsável pelas providências requeridas.



Art. 17.  As unidades que comp˘em o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal responderão Ós manifestaç˘es em linguagem clara, objetiva, simples e compreensível.



Art. 18.  As unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal elaborarão e apresentarão resposta conclusiva Ós manifestaç˘es recebidas no prazo de trinta dias, contado da data de seu recebimento, prorrogável por igual período mediante justificativa expressa, e notificarão o usuário de serviço público sobre a decisão administrativa.



§ 1º  Recebida a manifestação, as unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal procederão Ó análise prévia e, se necessário, a encaminharão Ós áreas responsáveis pela adoção das providências necessárias.



§ 2º  Sempre que as informaç˘es apresentadas pelo usuário de serviços públicos forem insuficientes para a análise da manifestação, as unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal solicitarão ao usuário a complementação de informaç˘es, que deverá ser atendida no prazo de trinta dias, contado da data de seu recebimento.



§ 3º  Não serão admitidos pedidos de complementação sucessivos, exceto se referentes a situação surgida com a nova documentação ou com as informaç˘es apresentadas.



§ 4º  A solicitação de complementação de informaç˘es suspenderá o prazo previsto no caput, que será retomado a partir da data de resposta do usuário.



§ 5º  A falta de complementação da informação pelo usuário de serviços públicos no prazo estabelecido no § 2º acarretará o arquivamento da manifestação, sem a produção de resposta conclusiva.



§ 6º  As unidades que comp˘em o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal poderão solicitar informaç˘es Ós áreas dos órgãos e das entidades da administração pública federal responsáveis pela tomada de providências, as quais deverão responder no prazo de vinte dias, contado da data de recebimento do pedido na área competente, prorrogável uma vez por igual período mediante justificativa expressa.



Art. 19.  O elogio recebido pela unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal será encaminhado ao agente público que prestou o atendimento ou ao responsável pela prestação do serviço público e Ó sua chefia imediata.



Art. 20.  A reclamação recebida pela unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal será encaminhada Ó autoridade responsável pela prestação do atendimento ou do serviço público.



Parágrafo único.  A resposta conclusiva da reclamação conterá informação objetiva acerca do fato apontado.



Art. 21.  A sugestão recebida pela unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal será encaminhada Ó autoridade responsável pela prestação do atendimento ou do serviço público, Ó qualcaberá manifestar-se acerca da possiblidade de adoção da providência sugerida.



Art. 22.  A denúncia recebida pela unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal será conhecida na hipótese de conter elementos mínimos descritivos de irregularidade ou indícios que permitam a administração pública federal a chegar a tais elementos.



Parágrafo único.  A resposta conclusiva da denúncia conterá informação sobre o seu encaminhamento aos órgãos apuratórios competentes e sobre os procedimentos a serem adotados, ou sobre o seu arquivamento, na hipótese de a denúncia não ser conhecida, exceto o previsto no § 5º do art. 19.



Art. 23.  As unidades que comp˘em o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal poderão coletar informaç˘es junto aos usuários de serviços públicos com a finalidade de avaliar a prestação desses serviços e de auxiliar na detecção e na correção de irregularidades.



§ 1º  As informaç˘es a que se refere o caput, quando não contiverem a identificação do usuário, não configurarão manifestaç˘es nos termos do disposto neste Decreto e não obrigarão resposta conclusiva.



§ 2º  As informaç˘es que constituírem comunicaç˘es de irregularidade, ainda que de origem an˘nima, serão enviadas ao órgão ou Ó entidade da administração pública federal competente para a sua apuração, observada a existência de indícios mínimos de relevÔncia, autoria e materialidade.



Art. 24.  As unidades que comp˘em o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal assegurarão a proteção da identidade e dos elementos que permitam a identificação do usuário de serviços públicos ou do autor da manifestação, nos termos do disposto no art. 31 da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.



Parágrafo único. A inobservÔncia ao disposto no caputsujeitará o agente público Ós penalidades legais pelo seu uso indevido. 



CAPÍTULO III



DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITËRIAS 



Art. 25.  O órgão central editará as normas complementares necessárias ao funcionamento do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal.



Art. 26.  Os órgãos e as entidades da administração pública federal que já possuírem sistemas próprios de recebimento e tratamento de manifestaç˘es adotarão as providências necessárias para a integração ao e-Ouv, na forma estabelecida pelo órgão central do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, no prazo de um ano, contado da data de publicação deste Decreto.



Art. 27.  O Anexo I ao Decreto nº 8.910, de 22 de novembro de 2016, passa vigorar com as seguintes alteraç˘es:




Art. 1º  O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, órgão central do Sistema de Controle Interno, do Sistema de Correição e do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, tem como área de competência os seguintes assuntos:



................................................................................” (NR)



“Art. 13.  ....................................................................



I -exercer as competências de órgão central do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal;



................................................................................” (NR)




Art. 28.  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.



Brasília, 5 de setembro de 2018; 197º da Independência e 130º da República. 



MICHEL TEMER

Esteves Pedro Colnago Junior

Wagner de Campos Rosário



Este texto não substitui o publicado no DOU de 6.9.2018"


















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