Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
STF:Ministro converte em Reclamação pedido de Habeas Corpus de Cesare Battisti
  
Escrito por: Mauricio Miranda 22-87-1508 Visto: 462 vezes






Notícia extraída do site do Supremo Tribunal Federal:



“Terça-feira, 24 de outubro de 2017



Ministro converte em Reclamação pedido de Habeas Corpus de Cesare Battisti



A pedido do relator, ministro Luiz Fux, foi retirado da pauta desta terça-feira (24) da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) o Habeas Corpus (HC) 148408, em que o cidadão italiano Cesare Battisti, de maneira preventiva, pede para que se impeça a renovação de seu pedido de extradição para a Itália. O relator explicou que irá converter o pedido de HC em Reclamação (RCL) e posteriormente levar o processo a exame do colegiado.



O ministro Fux explicou que entende ser essa a melhor via processual para discutir o assunto, pois o que está sendo realmente questionada seria a decisão do STF nos autos da RCL 11243, que reconheceu ser irreversível pelo Poder Judiciário a negativa de extradição. Fux observou que atendeu a pedido da defesa de Battisti para que, caso considerasse incabível o habeas corpus, o transformasse em reclamação, instrumento processual que tem como objetivo preservar a competência do Tribunal ou garantir a autoridade de suas decisôes ou Súmulas Vinculantes.



Na petição inicial, a defesa de Battisti sustenta a decadência do direito de anular o ato administrativo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010, de negar sua extradição, pois já se passaram mais de cinco anos. Alega, ainda, que a extradição é ato de soberania do Estado brasileiro, não sendo possível sua rescisão pelo Judiciário.



PR/CR










Processos relacionados

HC 148408




 

FACEBOOK

00003.234.143.63