Ministro da Saúde esclarece Medida Provisória que cria cadastro nacional das gestantes de risco.
  
Escrito por: Mauricio 31-12-2011 Visto: 764 vezes

Notícia extraída do site da Presidência da República:

"Sexta-feira, 30 de dezembro de 2011 às 23:13
Ministro da Saúde esclarece Medida Provisória que cria cadastro nacional das gestantes de risco

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou hoje (30) a Medida Provisória 557/2011, publicada no último dia 27 de dezembro no Diário Oficial da União, que cria um sistema de monitoramento universal das gestantes para a prevenção da mortalidade materna no país.

Inserida na política do Rede Cegonha, a MP 557 garante, ainda, auxílio financeiro para o deslocamento das gestantes de risco às consultas de pré-natal e à unidade de saúde onde será realizado o parto.

Segundo Alexandre Padilha, um dos objetivos da medida é assegurar que o sistema de saúde tenha condiçôes de, a partir do diagnóstico da gestação de risco, planejar o melhor atendimento à mãe e ao bebê, diminuindo os índices de mortalidade.

“Essa Medida Provisória transforma em lei aquilo que deve ser obrigação de todo serviço de saúde, em especial no pré-natal, que é registrar a gestante, os exames que ela faz, os problemas de saúde que tem, sua condição social. Além disso, o registo no SispreNatal (Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento) é importante para construir políticas públicas”, explicou."

*Mauricio Miranda.
**Imagem extraída do Google.

FACEBOOK

000018.191.234.62