STJ:Mantida ordem de prisão de empresário condenado na Operação Lava Jato
  
Escrito por: Mauricio Miranda 07-07-2017 Visto: 483 vezes


Notícia extraída do site do Superior Tribunal de Justiça:



DECISÃO



7/7/2017 9h41min



Mantida ordem de prisão de empresário condenado na Operação Lava Jato



O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer negou pedido liminar de revogação da ordem de prisão decorrente de condenação em segunda instância proferida contra o empresário Marcio Andrade Bonilho, condenado a sete anos e nove meses de reclusão, no regime semiaberto, pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Lava Jato.



A condenação foi fixada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que, com base na posição do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a expedição imediata do mandado de prisão após esgotada a jurisdição de segundo grau, com a análise de eventuais recursos apresentados.  



Todavia, segundo a defesa do empresário, o entendimento do STF no sentido de autorizar o início da execução da pena após a confirmação da sentença em segundo grau não teria caráter vinculativo, ou seja, dependeria da análise do caso concreto. Ainda de acordo com a defesa, a saúde do empresário é frágil e exige cuidados médicos específicos. 



Esgotamento



O ministro Felix Fischer lembrou que o TRF4 condicionou a expedição do mandado de prisão contra o empresário ao esgotamento do julgamento no próprio tribunal, o que significa o encerramento do prazo para interposição de recurso com efeito suspensivo ou, caso apresentado, a conclusão do respectivo julgamento. Segundo o ministro, a conclusão do tribunal federal está em consonância com os julgamentos mais recentes do STF e do STJ.



O mérito do habeas corpus ainda deverá ser julgado pela Quinta Turma, que retoma as sessôes de julgamento em agosto.



Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):HC 404835



 



 



 


FACEBOOK

000052.14.8.34