STJ:Estado não consegue afastar condenação de fornecer leite em razão do crescimento da criança
  
Escrito por: Mauricio Miranda 07-02-2017 Visto: 649 vezes


Notícia extraída do site do Superior Tribunal de Justiça:



DECISÃO



7/2/2017 8h29min



Estado não consegue afastar condenação de fornecer leite em razão do crescimento da criança



A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento a recurso interposto pelo estado do Rio de Janeiro que buscava o reconhecimento da perda de objeto (fato posterior ao ajuizamento da ação que impede a efetivação do pleito jurídico) em ação na qual foi condenado a fornecer leite especial a uma criança nascida em 2002.



De acordo com o processo, a criança sofria de alergia alimentar, necessitando do uso de leite especial. Para o estado do Rio de Janeiro, no entanto, o decorrer do tempo até a solução da demanda tornou o pedido inócuo, uma vez que o menor, hoje adolescente, já não necessitaria mais do alimento.



Direito fundamental



O relator do caso, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, entendeu não ser possível afastar a responsabilidade do estado mediante a alegação de perda de objeto, sob pena de ofensa ao direito fundamental à saúde.



Segundo o ministro, a necessidade ou não do fornecimento de leite especial deverá ser apurada em fase de execução, quando será oportunizado ao autor da ação comprovar suas alegaçôes.



O ministro acrescentou, ainda, que na impossibilidade de acolhimento do pedido principal, nada impede que, em execução de sentença, a parte requeira sua conversão em perdas e danos – ou seja, numa indenização em dinheiro.



Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):RMS 26647



 


FACEBOOK

00003.14.246.254