STF:Ministro Teori confirma decisão que manteve investigação de Lula no Paraná
  
Escrito por: Mauricio Miranda 14-09-2016 Visto: 497 vezes






Notícia extraída do site do Supremo Tribunal Federal:



“Quarta-feira, 14 de setembro de 2016



Ministro Teori confirma decisão que manteve investigação de Lula no Paraná



O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, manteve decisão que negou seguimento à Reclamação (RCL) 25048, ajuizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra decisão do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba que manteve os inquéritos contra ele naquela jurisdição. O ministro acolheu apenas em parte o agravo regimental interposto por Lula para reconsiderar a parte de sua decisão monocrática em que afirmou que a Reclamação teria por finalidade “embaraçar as apuraçôes”.



No agravo regimental, os advogados pedem a reconsideração da decisão e reiteram os argumentos de usurpação da competência do STF porque o juízo de primeiro grau estaria investigando, em três inquéritos, os mesmos fatos em apuração no Supremo no Inquérito (INQ) 3989. Em relação ao item 6 da decisão do ministro Teori, proferida no dia 6/9, sustentam que, em duas das quatro Reclamaçôes que tramitam no STF tendo Lula como reclamante ou assistente litisconsorcial houve deferimento de liminar, com decisão definitiva favorável a ele em uma delas, e uma terceira que ainda não foi apreciada. “Não há espaço para se afirmar que a presente reclamação seria ‘mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apuraçôes’”, afirmam.



No exame do pedido, o ministro reconheceu que a expressão “tentativas da defesa de embaraçar as apuraçôes” foi inadequada, “no que possa ser interpretada como pejorativa ao agravante”. Segundo o relator, o sentido da afirmação “deve ficar compreendido como destinado unicamente a pontuar os já reiterados pronunciamentos da Corte contrários à tese da defesa”, nas Reclamaçôes 18875, 18930 e 20175. “Nesse ponto, portanto, tem razão o agravante, o que, todavia, não compromete a conclusão sobre o mérito da reclamação, tal como enfrentado e decidido na decisão agravada”, concluiu.



Após a manifestação do Ministério Público, o agravo será submetido à Segunda Turma do STF.



CF/EH










Processos relacionados

Rcl 25048




 


FACEBOOK

00003.133.141.6