Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TST:Turma anula julgamento em processo restaurado após incêndio sem cópia do recurso
  
Escrito por: Mauricio Miranda 91-69-1421 Visto: 502 vezes






Notícia extraída do site do Tribunal Superior do Trabalho:



Turma anula julgamento em processo restaurado após incêndio sem cópia do recurso



(Quinta, 22 Janeiro 2015 7h41min)



A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho anulou decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) que julgou recurso da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) sem o recurso estar juntado aos autos. O processo, destruído em incêndio na sede do TRT em 2002, foi restaurado sem a cópia do recurso, não apresentada pela empresa para a reconstrução dos autos da ação trabalhista. 



No julgamento do recurso, o TRT havia absolvido a empresa de pagar indenização por danos morais pela não concessão de 15 meses de licença prêmio ao trabalhador. Para essa decisão, o TRT baseou-se nas contrarrazôes do recurso apresentada pelo trabalhador e na sentença de primeiro grau.



O ministro Maurício Godinho Delgado, relator do processo no TST, entendeu, no entanto, que a empresa desistiu do recurso porque, "apesar de intimada para reapresentar a cópia das razôes recursais do recurso ordinário anteriormente interposto, sob pena de desistência, não o fez".  Isso, para o relator, já impossibilitaria o julgamento realizado pelo TRT.



De acordo com ele, se as razôes do recurso ordinário da empresa não existem nos autos, "não se pode deduzir seu conteúdo a partir do teor das contrarrazôes apresentadas pelo empregado ou, ainda, da sentença recorrida". Isso porque as contrarrazôes não necessariamente contestariam o interior teor do recurso, e "a sentença pode não ser objeto de irresignação pela parte recorrente". Assim, o acolhimento do recurso ordinário da empresa pelo TRT violaria de "forma flagrante" o devido processo legal.  



Com esse entendimento, a Terceira Turma anulou a decisão regional e manteve a sentença de primeiro grau que condenou a empresa ao pagamento de licenças não gozadas e indenização por danos morais correspondentes a um salário por cada ano trabalhado.



Processo: RR-322400-10.1998.5.01.0241



O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisôes das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1).



Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Secretaria de Comunicação Social

Tribunal Superior do Trabalho

Tel. (61) 3043-4907

secom@tst.jus.br


FACEBOOK

000044.200.141.122