Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TJ-SP: Mantida sentença que condenou prefeitura a fornecer remédio gratuito.
  
Escrito por: Mauricio 08-62-1323 Visto: 684 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal de Justiça de São Paulo:

"08/12/2011

Mantida sentença que condenou Prefeitura de Lorena a fornecer remédio gratuito

A 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença que condenou a Prefeitura de Lorena a fornecer gratuitamente medicamento a paciente portador de câncer de próstata. A decisão foi tomada na última segunda-feira (5).
De acordo com o pedido, M.G.F impetrou mandado de segurança contra ato do secretário municipal de Saúde local para pleitear o fornecimento gratuito do medicamento Androcur 100mg, necessário ao seu tratamento. O juiz Gustavo Pisarewski Moisés, da 2ª Vara Judicial de Lorena, concedeu em parte a segurança, determinando o fornecimento do remédio mediante exibição do receituário médico.
Sob a alegação de que o autor não comprovou sua impossibilidade financeira para aquisição do medicamento, além do fato do pedido violar o princípio constitucional da isonomia, a municipalidade apelou para reformar a sentença.
Para o desembargador Reinaldo Miluzzi, é obrigação da Administração Pública fornecer o medicamento. “Como já dito, a concessão de medicamentos tem por finalidade precípua o cumprimento do disposto nos artigos 196, 5°, “caput”, e 1°, III, da Constituição Federal. A saúde, a vida e a dignidade da pessoa humana são bens que se inserem como princípios fundamentais e entre os direitos e garantias fundamentais do ser humano, que devem prevalecer sobre quaisquer outros”, sentenciou.
Com base nessas consideraçôes, negou provimento ao recurso, mantendo a sentença condenatória.

Apelação n° 0005439-47.2010.8.26.0323"

*Mauricio Miranda.
**Imagem extraída do Google.

FACEBOOK

00003.235.76.155