STF:Determinado arquivamento de inquérito contra deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
  
Escrito por: Mauricio Miranda 29-08-2013 Visto: 681 vezes


Notícia extraída do site do Supremo Tribunal Federal;



"Quinta-feira, 29 de agosto de 2013



Determinado arquivamento de inquérito contra deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)



 



O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, acolheu proposição da Procuradoria Geral da República (PGR) e determinou o arquivamento do Inquérito (INQ) 3056 em relação ao deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão ressalva a possibilidade de reabertura das investigaçôes penais caso haja provas substancialmente novas.



O inquérito foi instaurado para apurar a suposta prática de crimes contra a ordem tributária pelos representantes da Refinaria de Petróleo de Manguinhos e outras empresas do ramo de combustível e, nas interceptaçôes telefônicas dos supostos envolvidos, surgiram indícios da participação de Cunha.



Em sua manifestação, a PGR informou ao ministro, relator do inquérito, que todas as diligências deferidas por ele foram executadas, e não foram constatados indícios da prática de crime que possa ser investigado pelo STF. Assim, requereu a devolução dos autos ao juízo de origem (20ª Vara Criminal da Comarca do Rio de Janeiro) para que prossiga a investigação em relação aos demais envolvidos.



Ao decidir, o ministro Celso de Mello esclareceu que, na ausência de elementos que justifiquem o oferecimento de denúncia contra o parlamentar, o STF “não pode recusar o pedido – deduzido pelo próprio chefe do Ministério Público da União – de que os autos sejam arquivados”.



CF/AD"



*Mauricio Miranda

 


FACEBOOK

00003.15.235.196