STF:Justiça militar é competente para julgar estelionato contra patrimônio sob administração militar
  
Escrito por: Mauricio Miranda 27-08-2013 Visto: 698 vezes






Notícia extraída do site do Supremo Tribunal Federal:



Terça-feira, 27 de agosto de 2013



Competência para julgar estelionato contra patrimônio sob administração militar é da Justiça castrense



Os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram dois Habeas Corpus (HCs 117180 e 117428), na tarde desta terça-feira (27), confirmando a jurisprudência de que a competência para processar e julgar crime de estelionato contra patrimônio sob a administração militar é da Justiça castrense. As decisôes foram tomadas por unanimidade.



Nos dois casos, os réus teriam deixado de comunicar o falecimento de suas mães para continuar a receber pensão militar. O crime está previsto no artigo 251 do Código Penal Militar. Ambos foram condenados pela Justiça Militar e recorreram ao STF.



As defesas pediam que fossem anuladas as condenaçôes e que seus processos fossem enviados para a Justiça Federal, que seria competente para julgar o caso, uma vez que a parte lesada seria a União, não havendo diferenciação entre o patrimônio da União e o da administração militar.



Mas, de acordo com a relatora dos dois HCs, ministra Cármen Lúcia, a jurisprudência do STF é pacífica no sentido de que se o objeto do delito é afetado à administração militar, a competência para processar e julgar o litígio é da própria Justiça Militar.



MB/AD










Processos relacionados

HC 117180

HC 117428




 



*Mauricio Miranda


FACEBOOK

00003.133.159.224