Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
STF:Ministro nega liminar para mulher denunciada por tráfico de drogas no RS
  
Escrito por: Mauricio Miranda 06-13-1377 Visto: 649 vezes


Notícia extraída do site do Supremo Tribunal Federal:



“Quarta-feira, 21 de agosto de 2013



Ministro nega liminar para mulher denunciada por tráfico de drogas no RS



O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar em Habeas Corpus (HC 118711) para L.B.C., denunciada no Rio Grande do Sul pela suposta prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e crime contra a ordem tributária.



De acordo com o HC, L.B. foi denunciada em razão da operação “Espreita”, deflagrada pela Polícia Civil em Alvorada (RS) para coibir a prática de crimes na cidade. O advogado diz que ela foi denunciada por ser esposa de um dos acusados, sendo considerada “responsável direta pela administração do dinheiro proveniente das açôes da organização”.



O juiz de primeiro grau determinou a prisão preventiva da acusada em agosto de 2012. Essa decisão foi questionada pela defesa no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas os pedidos foram negados naquelas instâncias.



Ao recorrer ao STF, o advogado sustentou que a decisão que determinou a prisão de L.B.C. não estaria devidamente fundamentada. Segundo ele, mesmo estando presentes dois dos requisitos autorizadores da custódia cautelar, previstos no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP), a prisão seria uma medida excepcional e, no caso, não poderia levar em conta apenas o abalo social provocado pela alegada conduta criminosa. Por fim, revelou que a acusada é primaria e tem bons antecedentes, possuindo residência e emprego fixos em Alvorada.



O pedido liminar era para que fosse expedido o alvará de soltura, e no mérito para que fosse confirmada a cautelar. Alternativamente, pedia que fosse estipulada uma das medidas cautelares diversas da prisão, elencadas no artigo 319 do CPP, com as alteraçôes feitas pela Lei 12.403/2011.



Requisitos



Ao analisar o caso, o relator, ministro Ricardo Lewandowski, frisou que a concessão de liminar em habeas corpus é medida excepcional, apenas cabível nas situaçôes em que se demonstre, de modo inequívoco, a presença dos requisitos autorizadores da medida – o fumus boni iuris(fumaça do bom direito) e periculum in mora(demora na prestação jurisdicional). Para o ministro, esses requisitos não estão presentes nos autos em análise.



Além disso, o relator explicou que a liminar requerida “tem caráter satisfativo, confundindo-se com o mérito da impetração, que será oportunamente examinado pela Turma julgadora”. Com esses argumentos, o ministro negou o pedido de liminar.



MB/AD



 










Processos relacionados

HC 118711



*Mauricio Miranda.




           



 

FACEBOOK

000018.234.55.154