Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TJ-SC: Tribunal de Justiça de Santa Catarina passa a admitir insalubridade de função incluída em nor
  
Escrito por: Mauricio 73-96-1322 Visto: 770 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina:

"TJ PASSA A ADMITIR INSALUBRIDADE DE FUNÇÃO NÃO INCLUÍDA EM NORMA DO MTE
30/11/2011 15:20

O Grupo de Câmaras de Direito Público do TJ, com o objetivo de compor e prevenir divergência em torno da questão do direito a adicional de insalubridade a servidor público que atua em função não enquadrada na Norma Regulamentar n. 15 da Portaria n. 3.214/78, do Ministério do Trabalho, apreciou recurso interposto por uma servidora do município de Imaruí, que exerce a função de merendeira e teve pleito dessa natureza negado em primeira instância.

Por votação unânime, em apelação sob a relatoria do desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz, o grupo deu provimento ao recurso, por entender possível o recebimento do adicional de insalubridade em função não contemplada na NR15, desde que amparado em laudo pericial e comprovada a indisponibilidade de equipamentos de proteção individual.

A decisão alterou posicionamento majoritário até então adotado pelo TJ em casos similares. O desembargador Luiz Cézar Medeiros alinhou-se ao novo entendimento. “Não se mostra justo e acertado considerar-se abstratamente salubre uma atividade em que, no caso concreto, a prova técnica demonstra a nocividade à saúde do trabalhador”, anotou. (Ap. Cív. n. 2011.044045-9)"

*Mauricio Miranda.
**Imagem extraída do Google.

FACEBOOK

000054.221.110.87