Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TJ/CE: Determina que Estado forneça medicamentos a sete pacientes com doenças graves.
  
Escrito por: Mauricio 57-49-1322 Visto: 727 vezes

Notícia extraída do TJ/CE:

24/11/2011

TJCE determina que Estado forneça medicamentos a sete pacientes com doenças graves


 

O  Estado deve fornecer medicamentos a sete pacientes portadores de doenças graves. A decisão, proferida nesta quinta-feira (24/11), é do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Segundo os autos, os pacientes sofrem de osteoporose, depressão, retardo mental grave, Mal de Parkinson e de Alzheimer, além de hipoglicemia neonatal e leucemia. Por meio do Ministério Público (MP) estadual, solicitaram os medicamentos prescritos, mas os pedidos foram negados pela Secretaria de Saúde do Ceará.

Em razão disso, o MP ingressou com ação na Justiça. O desembargador Ademar Mendes Bezerra concedeu liminar determinando a concessão dos remédios. Objetivando reverter a decisão, o Estado interpôs agravo regimental (n° 0005240-45.2011.8.06.0000) no TJCE.

O ente público argumentou que é atribuição do Município de Fortaleza o fornecimento das medicaçôes. Defendeu ainda que os pacientes não comprovaram a necessidade de utilização dos remédios.

Ao analisar o caso, o Órgão Especial do TJCE negou provimento ao recurso e manteve a liminar concedida. "Trata-se de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde, conforme determina a Carta Magna", ressaltou o desembargador Ademar Mendes, relator do processo.

O magistrado disse ainda que os relatórios e receituários médicos apresentados demonstram a gravidade das doenças e a necessidade da utilização das medicaçôes. "Os documentos foram elaborados por profissionais especialistas, não existindo razão lógica para contestar sua veracidade".

 Imagem do Google.

FACEBOOK

000054.167.52.238