Trabalhadores propôem ao TST redução de intervalo intrajornada com base em acordo
  
Escrito por: Mauricio Miranda 11-06-2013 Visto: 829 vezes






Notícia extraída do site do Tribunal Superior do Trabalho:



“Trabalhadores propôem ao TST redução de intervalo intrajornada com base em acordo



O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, recebeu nessa terça-feira (11) o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, acompanhado de representantes de centrais sindicais. Eles apresentaram ao presidente do TST um entendimento conjunto que propôe a redução do descanso para almoço (intervalo intrajornada) por acordo coletivo.



As decisôes atuais do TST são no sentido de invalidar a redução desse intervalo mínimo de uma hora para repouso e alimentação, previsto no artigo 71 da CLT, por considerar a ausência desse descanso prejudicial à saúde do trabalhador. A Súmula 437 do TST considera inválida a cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho que permita a supressão ou a redução do intervalo intrajornada, "porque este constitui medida de higiene, saúde e segurança do trabalho, garantido por norma de ordem pública, infenso à negociação coletiva".



O ministro do Trabalho afirmou que a proposta que autoriza a redução tem o apoio unânime das entidades sindicais. "O Ministério é favorável, tanto que já regulamentou o assunto na Portaria 1095/2010, que delegou poderes às Superintendências Regionais para conceder essa facilidade se houver convenção coletiva", afirmou. "O que nós queremos é estabelecer a segurança jurídica".



O presidente do TST voltou a ressaltar "a importância cada vez maior da negociação coletiva" na busca de soluçôes que possam aperfeiçoar as relaçôes trabalhistas e à legislação pertinente. Explicou também a preocupação do Tribunal, refletida na própria CLT, em garantir a saúde do trabalhador, que considera correta.



Participaram da reunião a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias de Instrumentos Musicais e de Brinquedos do Estado de São Paulo (Sindbrinq).



(Augusto Fontenele/CF. Foto: Fellipe Sampaio)



Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.



Permitida a reprodução mediante citação da fonte.



Secretaria de Comunicação Social



Tribunal Superior do Trabalho



Tel. (61) 3043-4907



imprensa@tst.jus.br”



*Mauricio Miranda.



 



 


FACEBOOK

000018.223.159.195