STF:Associação alega inconstitucionalidade de dispositivo da nova Lei de Lavagem de Dinheiro
  
Escrito por: Mauricio Miranda 06-02-2013 Visto: 786 vezes




Notícia extraída do site do Supremo Tribunal Federal:



Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013



Associação alega inconstitucionalidade de dispositivo da nova Lei de Lavagem de Dinheiro



A Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4906 no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o artigo 17-B da Lei 9.613/1998, a Lei de Lavagem de Dinheiro, com redação dada pela 12.683/2012. O dispositivo permite que autoridades policiais e o Ministério Público tenham acesso, sem prévia autorização judicial, a informaçôes cadastrais de investigados mantidas por empresas telefônicas, instituiçôes financeiras, provedores de internet, administradoras de cartão de crédito e pela Justiça Eleitoral. 



Segundo a Abrafix, o dispositivo questionado submete as operadoras de telefonia associadas à entidade “ao cumprimento de obrigação manifestamente inconstitucional” por afrontar o disposto no inciso X do artigo 5º da Constituição Federal. Esse dispositivo prevê que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. 



Nesse sentido, a entidade alega que o dispositivo questionado invade “a esfera de proteção do cidadão, particularmente dos usuários dos serviços de telecomunicaçôes”, e “segrega do Poder Judiciário o poder-dever de examinar caso a caso se a flexibilização do direito fundamental à privacidade se justifica, transferindo-o ao Ministério Público e às autoridades policiais, que são parte na investigação, e que, por óbvio, têm, muito estranhamente, restriçôes em submeter a medida ao prudente crivo do Judiciário”.



A entidade afirma ainda que o direito à intimidade e à privacidade apenas pode ser afastado “mediante exame prudente e cauteloso de órgão investido de jurisdição, equidistante por excelência”, e cita entendimento do decano do STF, ministro Celso de Mello, de que “é imprescindível a existência de justa causa provável, vale dizer, de fundada suspeita quanto à ocorrência de fato cuja apuração resulte exigida pelo interesse público, a ser verificada em cada caso individual à luz dos critérios de adequação, necessidade e proporcionalidade”.



Outras violaçôes



Além de violação ao inciso X do artigo 5º da Constituição, a Abrafix alega que o dispositivo impugnado fere ainda o disposto na Lei 9.472/1997, a Lei Geral de Telecomunicaçôes. No inciso IX de seu artigo 3º, a norma estabelece o direito dos usuários dos serviços de telecomunicaçôes “ao respeito de sua privacidade nos documentos de cobrança e na utilização de seus dados pessoais pela prestadora de serviço”.



A entidade sustenta também que o dispositivo questionado viola a Lei 10.073/2003, que estipula, no parágrafo 3º de seu artigo 1º,  “a relação entre o sigilo dos dados dos usuários e a necessidade de autorização judicial para seu fornecimento”, e a Resolução 426/2005 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicaçôes), que aprovou o Regulamento do Serviço Telefônico Fixo Comutado e estabelece a obrigação da prestadora de zelar pela confidencialidade dos dados e informaçôes dos usuários.



Pedido 



No Supremo Tribunal Federal, a Abrafix requer a concessão de medida cautelar para suspender os efeitos do artigo 17-B da Lei nº 9.613/1998, até o julgamento da ação. No mérito, pede que a ADI seja julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade do dispositivo legal questionado.



O ministro Celso de Mello é o relator da ADI no STF.



VA/VP










Processos relacionados

ADI 4906




 



*Mauricio Miranda.



 




FACEBOOK

00003.142.200.226