TRF1:Principal objetivo do Judiciário em 2013 será o combate à improbidade administrativa
  
Escrito por: Mauricio Miranda 23-01-2013 Visto: 863 vezes




Notícia extraída do site doTribunal Regional Federal da 1.ª Região:



Principal objetivo do Judiciário em 2013 será o combate à improbidade administrativa



23/1/13 18h59



Segundo as metas divulgadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 9 de janeiro, o Judiciário terá como foco principal em 2013 o combate à improbidade administrativa.



A Justiça Federal e a Justiça Estadual se comprometeram a identificar e julgar, até o último dia deste ano, as açôes de improbidade e as açôes penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até 31 de dezembro de 2011. As demais metas (19 no total) estão divididas em gerais – que devem ser cumpridas por todas as instituiçôes da Justiça – e em específicas - para a Justiça Federal, Estadual, Eleitoral, do Trabalho, Militar da União e Militar Estadual.



A Justiça Federal, além do julgamento de processos sobre improbidade administrativa, tem uma meta voltada ao jurisdicionado: designar audiências e conduzir demais atividades de conciliação adequadas à solução de conflitos em número maior do que em 2012.



As metas gerais se resumem na diminuição dos acervos. Todos os tribunais devem julgar mais açôes do que o número de processos distribuídos e cada segmento da Justiça deve dar cabo a uma fração determinada de processos de diferentes anos anteriores. Além disso, os órgãos do Judiciário terão de desenvolver, nacionalmente, "sistemas efetivos de licitação e contratos".



O documento impôe ainda a realização de parcerias entre o CNJ, os tribunais de Justiça (TJs), os regionais federais (TRFs), os regionais eleitorais (TREs) e os tribunas de contas, para aperfeiçoar a alimentação do Cadastro Nacional de Condenaçôes Cíveis por ato de improbidade administrativa.”



 



*Mauricio Miranda.



 



 




FACEBOOK

00003.137.192.3