Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TRF1:Profissionais formados em Gestão de Agronegócios devem registrar-se nos Conselhos Regionais de
  
Escrito por: Mauricio Miranda 66-64-1358 Visto: 824 vezes



Notícia extraída do site doTribunal Regional Federal da 1.ª Região:



Profissionais formados em Gestão de Agronegócios devem registrar-se nos Conselhos Regionais de Administração



17/1/13 11h



Por unanimidade, a 8.ª Turma deu provimento a recurso proposto por analista de agronegócio que teve o registro profissional negado pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA/MG), sob o argumento de que o referido curso “possui maior afinidade com o curso de economia”.



 



O analista recorreu contra a sentença, que julgou improcedente o pedido, ao fundamento de que “o Ministério do Trabalho classifica o analista de agronegócio (gestor) como sinônimo de economista”. O Juízo de primeiro grau entendeu que “não há como compelir o CRA/MG a inserir em seus registros, profissional com qualificação diversa daquela que lhe compete fiscalizar”.



 



Na apelação, o recorrente sustenta que possui qualificação acadêmica necessária, porque concluiu o curso de formação específica, na forma disciplinada pela Resolução 1, de 27/01/1999, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, preenchendo os requisitos legais para a obtenção do registro prévio.



 



Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, deu razão ao apelante. Segundo a magistrada, o Conselho Federal de Administração (CFA) editou a Resolução 374, de 12/11/2009, que aprovou o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administração dos diplomados em curso superior de Tecnologia em determinada área de Administração, dentre os quais o Curso Superior de Gestão em Agronegócio e Gestão de Agronegócios.



 



“Nesse sentido, não assiste razão o Conselho, ora impetrado, ao afirmar que o curso de gestão de agronegócio possui maior afinidade com o curso de economia”, afirmou a relatora em seu voto.



 



Com tais fundamentos, deu provimento à apelação.



 



Processo n.º 0012606-98.2006.4.01.3811



 



JC



 



 



Assessoria de Comunicação Social



Tribunal Regional Federal da 1.ª Região”



 



*Mauricio Miranda.



 


FACEBOOK

000054.144.219.156