Escrito por: Mauricio 11-05-2011 Visto: 1625 vezes |
Imagine a seguinte cena: um casal está traçando meios de tornar seu lar mais seguro: ter um cão vigilante; *ofendículos (pedaços de vidro no muro, arames farpados), câmeras, visando a tranquilidade do casal. Pois bem, estamos falando em segurança particular e o que dizer no concerne à segurança de uma cidade?
Em primeiro, não teremos supostamente pessoas leigas ao traçar estratégias de policiamento, quer seja ostensivo, quer seja policiamento comunitário, policiamento não ostensivo. Mas para isto, teremos que diagnosticar o local, o perfil de seus moradores, as modalidades criminosas que após, este minucioso diagnóstico escolher a melhor estratégia.
Não é só isso...
Temos que monitorar os resultados, revisar as estratégias e verificar se o objetivo foi alcançado mensurando a qualidade e não, uma simples estatística de apreensôes de armas ou prisôes. Visa-se à qualidade da segurança que o cidadão anseia e a população exige.
Ofendículos – Segundo Damásio de Jesus significa obstáculo, impedimento ou tropeço. Em sentido jurídico, significa aparato para defender o patrimônio, o domicílio ou qualquer bem jurídico de ataque ou defesa. |
|