Revista Diálogo: Marinha hondurenha resgata submarino que transportava 7,5 toneladas de cocaína."
  
Escrito por: Mauricio 12-10-2011 Visto: 810 vezes

Transcrição da notícia da Revista Diálogo:

"Marinha hondurenha resgata submarino que transportava 7,5 toneladas de cocaína



12/10/2011

No dia 2 de agosto as autoridades de Honduras terminaram de retirar 7,5 toneladas de cocaína, cifra recorde nas operaçôes combinadas de autoridades hondurenhas e norte-americanas. (Foto: AFP/Exército de Honduras)

Especialistas da Força Naval de Honduras (FNH) resgataram um submarino no qual encontraram 7,5 toneladas de cocaína, depois que os tripulantes o afundaram nas profundezas do Caribe, confirmaram fontes oficiais.

O porta-voz das Forças Armadas, Coronel Alcides Flores, disse à AFP que “o semissubmersível já está em Puerto Castilla (600 quilômetros a nordeste de Tegucigalpa), graças à engenhosidade de nossos mergulhadores, porque não temos tecnologia para uma operação como esta, a primeira do gênero que realizamos”.

O Comandante das FNH, Contra-Almirante Rigoberto Espinal, disse aos jornalistas que tudo foi “sendo feito devagar, foi antes de mais nada uma operação de adestramento que nossos mergulhadores de combate estão realizando”.

A embarcação foi interceptada no dia 13 de julho passado por autoridades dos Estados Unidos e de Honduras em águas do mar do Caribe, a 25 quilômetros da costa hondurenha, ou seja, em águas internacionais.

Ao perceberem a presença das autoridades, os tripulantes, três colombianos e um hondurenho, que supostamente conduziam o submarino para os Estados Unidos, o afundaram abrindo uma válvula do interior para que ele se enchesse de água.

No dia 2 de agosto as autoridades terminaram de retirar 7,5 toneladas de cocaína, cifra recorde nas operaçôes combinadas de autoridades hondurenhas e norte-americanas."

Foto extraída da própria matéria.

Fonte: http://www.dialogo-americas.com/pt/articles/rmisa/features/regional_news/2011/10/12/feature-ex-2589

FACEBOOK

00003.141.8.247