Advocacia-Geral assegura validade de licenciamento ambiental para construção da UHE de Belo Monte
  
Escrito por: Mauricio 18-10-2012 Visto: 699 vezes

Notícia extraída do site da AGU. www.agu.gov.br

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, na Justiça, a regularidade do licenciamento ambiental, concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à Norte Energia S/A, para construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte no leito do Rio Xingu, no Pará.

Diversos órgãos da AGU atuaram em defesa do Ibama contestando a Ação Cautelar ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) para suspender a eficácia da Licença de Instalação 795/2011, alegando que a empresa não estava cumprindo os requisitos impostos no documento.

Os advogados públicos defenderam a ausência dos requisitos para a concessão da tutela cautelar, pois o pedido do MPF foi feito com base em informaçôes desatualizadas. Segundo as unidades da AGU, a atual realidade documentada no processo administrativo de licenciamento atesta que as condicionantes inseridas na Licença de Instalação estão sendo devidamente cumpridas.

A Advocacia-Geral ressaltou, inclusive, que a Norte Energia S/A apresentou o 2° Relatório Consolidado de Andamento do Projeto Básico Ambiental e do Atendimento das Condicionantes, no qual estão registradas as açôes implementadas entre os meses de novembro de 2011 a junho de 2012.

Além disso, a AGU destacou que a Ação Cautelar se destina a assegurar o direito vindicado no processo principal, tendo, portanto, caráter acessório e dependente. Afirmaram, assim, ser inadmissível a cautelar incidental do MPF por veicular motivação diversa da trazida na Ação Civil Pública ajuizada pelo órgão.

FACEBOOK

00003.145.74.54