TRF1:Trabalho voluntário é livre da incidência de contribuição à previdência social.
  
Escrito por: Mauricio 16-10-2012 Visto: 746 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região:

“Trabalho voluntário é livre da incidência de contribuição à previdência social


16/10/12 18h28

“Trabalho voluntário [...] não enseja contraprestação econômica. Sendo gratuito e prestado sem vínculo empregatício, não há que se falar em fato gerador de contribuiçôes destinadas à Seguridade Social”. Esse foi o entendimento do relator, juiz federal convocado Fausto Mendanha Gonzaga, da 6.ª Turma Suplementar, em julgamento de apelação proposta a esta corte pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Discute-se no processo a legitimidade da cobrança de contribuiçôes ao INSS sobre trabalho executado com mão de obra não assalariada, com fundamento no artigo 150, inciso VI, alínea “b”, da Constituição Federal. O juiz relator esclareceu que o dispositivo se aplica apenas aos impostos, dos quais não fazem partes as contribuiçôes previdenciárias.

O magistrado ressaltou que “a ausência de comunicação prévia do regime de mutirão não tem o condão, por si só, de atrair a obrigação de recolhimento de contribuição para a Seguridade Social porquanto não se operou o fato gerador da exação”.

Com base em tais fatos, a Turma entendeu nulas as notificaçôes fiscais lançadas em desfavor da apelante e reformou a sentença, de acordo com o requerido em apelação.

A decisão foi unânime.

MH

AC 0123081-21.2000.4.01.000

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região”

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

 

FACEBOOK

00003.137.161.222