Escrito por: Mauricio 06-10-2011 Visto: 985 vezes |
Basta de violência: crianças e adolescentes merecem respeito!
Olá, amigos! Há algum tempo, que não escrevo qualquer artigo.
Qual o motivo?
Eu fiz, sozinha, três Blogs: http://elisabete-bastos.blogspot.com/; http://licitapublicas.blogspot.com/ e http://primeirosepassos-direito.blogspot.com/, portanto, estava escrevendo para os referidos Blogs.
Mas, estava com vontade de me expressar e ter, como leitores, os amigos do FINTESP.
Nosso Assessor Especial de Assuntos Temáticos o jovem Lucas, está cobrando-me, quase diariamente, o tema, que vou abordar.
Na realidade, ele e todos estão preocupados com a violência contra crianças e adolescentes.
A violência, aqui, retratada é bem abrangente: física, psicológica, sexual, material, o acesso negado à assistência médica, escolar, a falta de apoio familiar etc.
Nossa! Como as crianças e adolescentes são desrespeitados nesta sociedade. Inobstante haver direitos garantidos na Constituição Federal/1988, A Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente, O Código Penal, O Código Civil etc.
Os pais devem sempre estar presente na educação dos filhos e ficar atento a qualquer sinalização de que a criança ou adolescente não se sente confortável na presença de determinado adulto, por exemplo. Atenção: pais conscientes e cuidadosos minimizam o abuso sexual, ocorrido nos lares ou tendo como autores pessoas próximas à família.
Por outro lado, vizinhos, amigos que souberem de alguma violência devem denunciar junto a Polícia, aos Conselhos Tutelares, ao Juizado, ao Ministério Público, etc.
Deve-se, também, exigir dos agente políticos que fiscalizem se as leis estão sendo cumpridas e, por fim, sejamos solidários a dor destas crianças e adolescentes para que eles possam crescer felizes e tenhamos um mundo melhor!
Elisabete Bastos |
|