Não Há Transporte Público na Cidade do Rio de Janeiro
  
Escrito por: Mauricio 24-09-2011 Visto: 1082 vezes

Todo dia, vemos, em qualquer mídia, os dirigentes da nossa cidade do Rio de Janeiro falarem em melhoria no transporte público. Mas, existe transporte público nesta cidade? A resposta é não! Não há qualquer transporte público na cidade do Rio de Janeiro.

Os ônibus são de propriedade de empresários que venceram a última licitação, sendo que a última empresa pública de transporte por ônibus foi a CTC, que não mais existe.

Os trens são explorados por uma empresa chamada Supervia, que substituiu a Flumitrens, esta sim uma empresa pública.

O metrô é de posse da Opportrans, que explora o serviço por concessão da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro, empresa pública real proprietária dos trens e das estaçôes.

O serviço de barcas e catamarãs é realizado pela Barcas S.A., empresa privada que faz poucos e ridículos trajetos por via marítima.

Qual seria, então, o transporte público? O dos trenzinhos do Corcovado ou o dos bondes de Santa Teresa? Não considero que estes sejam meios de transporte para a população em geral, e, sendo assim, não devem ser considerados meios de transporte público, ou seja, de massa. Por que, se não é para transportar grande público, até elevador serve como meio de transporte público, e é bem mais seguro que os dois meios de transporte acima citados.

Penso que não há meios de transporte público nesta nossa cidade, mas, apenas, meios privados de transporte de público, sem qualquer fiscalização pública, e cobrando o que suas planilhas de cálculo quiserem mostrar de custos.

E por que será que a cidade do Rio de Janeiro, mesmo não tendo transporte público, não possui sequer um meio de transporte privado de público decente? Com a resposta os nossos “gestores” públicos, que abandonam a população ao bel prazer dos exploradores destes serviços, e, os empresários, que tratam os usuários destes serviços como gado!

*Mauricio Miranda.

**Imagem Extraída do Google.

 

FACEBOOK

00003.145.186.6