TJ-RJ:Laboratório é condenado por troca de exames
  
Escrito por: Mauricio 04-08-2012 Visto: 791 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro:

“Laboratório é condenado por troca de exames


Notícia publicada em 3/8/2012 18h9

A desembargadora Zélia Maria Machado dos Santos, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, condenou o laboratório Vidacor Central de Cardiologia, localizado em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio, a pagar R$10.200 de indenização por danos morais ao paciente Ademilson Augusto Rebello. Ele recebeu exame com resultado trocado.

A  pedido do seu médico, Ademilson Rebello foi submetido aos exames de ergometria e holter no laboratório para investigar sintomas de stress. O resultado demonstrou que ele sofria de patologias cardíacas e seu médico, de posse do laudo, prescreveu o medicamento Atenolol para uso contínuo, sendo o paciente impedido de realizar qualquer tipo de esforço. Um mês após, ao fazer novo exame, a médica que o atendeu no mesmo laboratório admitiu a troca de resultado, uma vez que o atual não constava nenhuma anomalia.

“A ofensa, no caso, ficou caracterizada com a troca do exame, que colocou em risco a saúde do paciente”, afirmou a desembargadora. A decisão foi proferida no recurso do laboratório contra sentença da 7ª Vara Cível de Nova Iguaçu, que julgou procedente, em parte, o pedido do paciente.

“Na espécie, o valor arbitrado (R$10.200,00) se mostra adequado, porque adotados os critérios pedagogo-punitivo e o princípio da proporcionalidade, sobretudo o fato de estar a parte autora acompanhada por médico que, prudentemente, determinou novos exames e porque ausente sequela pelo consumo desnecessário do medicamento, conforme restou esclarecido pelo perito judicial”, destacou a relatora.

Processo N° : 0044600-80.2006.8.19.0038”

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

FACEBOOK

00003.146.105.137