TRF1:Juros compensatórios devem ser calculados sobre a diferença entre o preço ofertado e o valor da
  
Escrito por: Mauricio 31-07-2012 Visto: 788 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal Regional Federal da 1ª Região:

Juros compensatórios devem ser calculados sobre a diferença entre o preço ofertado e o valor da indenização

Publicado em 31 de Julho de 2012, às 16h25

A 3.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região deu parcial provimento a remessa oficial para determinar que os juros compensatórios sejam calculados à taxa de 12% ao ano, sobre a diferença apurada entre 80% do preço ofertado na petição inicial e o valor da indenização fixada, a contar da imissão na posse.

O caso em questão é um reexame de sentença que, em ação de servidão administrativa ajuizada por Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás), declarou constituída a servidão administrativa sobre faixa de terra de imóvel rural de propriedade do requerido, imprescindível à construção do Gasoduto Cacimbas-Cafu pela Petrobrás.

Além de declarar a constituição da servidão administrativa, o juízo de primeiro grau fixou o valor da indenização, acrescidos juros compensatórios, contados a partir da data da imissão na posse e calculados, até a data do laudo, sobre o valor da indenização e, desde então, sobre o valor apurado na perícia corrigido monetariamente. Fixou, ainda, juros de mora de 6% ao ano, calculados a contar do trânsito em julgado desta sentença.

O relator, juiz Tourinho Neto, ao analisar o caso, entendeu que a sentença merece ser parcialmente reformada. Segundo o magistrado, em face do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os juros compensatórios são devidos à taxa de 12% ao ano, sobre a diferença apurada entre 80% do preço ofertado na inicial e o valor da indenização, a contar da imissão na posse.

Dessa forma, a Turma, de forma unânime, deu parcial provimento à remessa oficial.

Processo n.° 0020175-97.2007.4.01.3300/BA
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região”

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

FACEBOOK

000018.218.38.125