Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TST:Anistiada da CONAB não receberá indenização por demora na reintegração.
  
Escrito por: Mauricio 72-85-1340 Visto: 690 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal Superior do Trabalho:

“Anistiada da CONAB não receberá indenização por demora na reintegração

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) não terá de pagar R$40 mil a uma trabalhadora que, por ter esperado 15 anos para ser readmitida, buscava receber indenização por danos morais.  A decisão é da Quinta Turma do TST, que reformou entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM), que havia condenado a Conab ao pagamento, e restabeleceu sentença de primeiro grau contrária à indenização.

A trabalhadora foi demitida em 1990, pela reforma administrativa do Governo Collor. Ela conta que, embora a Subcomissão Setorial da Conab tenha lhe deferido a anistia em 1994, somente em 2009 conseguiu retornar à empresa. Segundo o TRT-AM, a demora de 15 anos para a readmissão da trabalhadora e a inércia do empregador em readmiti-la afrontaram o princípio da razoabilidade, causando "prejuízos de ordem patrimonial e psicológica".

Mas no recurso da empresa ao TST, o voto do relator, ministro Emmanoel Pereira, foi favorável à Conab. Segundo o magistrado, além de a garantia concedida pela Lei 8.878/94 (que anistiou os demitidos no governo Collor) estar vinculada às disponibilidades orçamentárias e financeiras da administração, a incidência de efeitos financeiros acontece somente a partir do efetivo retorno à atividade, não podendo haver nenhuma remuneração em caráter retroativo, nem mesmo pedido de indenização.

(Ricardo Reis/CF)

Processo: TST-2337-12.2011.5.11.0012

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
imprensa@tst.jus.br

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

 

FACEBOOK

00003.237.51.235