TJ-ES:HC para preso que ficou 9 meses por engano no CDP.
  
Escrito por: Mauricio 02-06-2012 Visto: 761 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo:

“HC para preso que ficou 9 meses por engano no CDP


 

Depois de nove meses preso ilegalmente, Reginaldo Galdino Veronez foi solto por decisão do juiz da 1ª Vara Criminal de Colatina, Carlos Henrique Rios do Amaral Filho, através de habeas corpus concedido de ofício, depois de o magistrado ter ido, pessoalmente, ao Centro de Detenção Provisória de Colatina ouvir a história do detento, preso em lugar de Vanderlei Costa, que é réu em um processo de homicídio na Comarca, com mandado de prisão expedido.

A história de Reginaldo Galdino Veronez foi descoberta pela Defensoria Pública em Colatina, que entrou em juízo com pedido de relaxamento da prisão, efetuada em 9 de outubro de 2011 pela Polícia Militar, quando foi identificado como Vanderlei Costa. Encaminhado à Delegacia de Polícia, ele foi autuado como Vanderlei e encaminhado ao CDP, mas, segundo o juiz, em nenhum momento sua prisão foi comunicada à Justiça.

“Resta esclarecer que, conforme deve ser de conhecimento do Defensor Público atuante nesta 1ª Vara, os processos envolvendo réus presos são monitorados através de livro próprio, não sendo chancelada por este Juízo qualquer prisão ilegal. Ademais, a própria existência de referido livro demonstra o zelo e cuidado dispensados aos réus”, disse o juiz em sua decisão de conceder o habeas corpus nos autos do processo 014.05.014603-5.

O juiz determinou, ainda, que cópias integrais dos autos fossem encaminhadas ao Ministério Público, “a fim de que tome ciência das ilegalidades aqui presentes e tome providências penais cabíveis”, bem como que fosse oficiada à Corregedoria da Polícia Civil para apuração dos fatos.

 

Assessoria de Comunicação do TJES
1 de junho de 2012”

 

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

 

FACEBOOK

000018.219.189.247