Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TRF3: Juiz indefere pedido para suspender obras no "Lixão da Alemôa"
  
Escrito por: Mauricio 91-23-1338 Visto: 785 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região:

JUIZ INDEFERE PEDIDO PARA SUSPENDER OBRAS NO LIXÃO DA ALEMÔA

São Paulo, 30 de maio de 2012

O juiz federal José Denílson Bronco, titular da 1ª Vara Federal em Santos/SP, indeferiu o pedido liminar em ação civil pública proposta pelo Instituto Educa Brasil contra a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) e Brasil Terminal Portuário LTDA. (BTP).

O autor da ação requeria a suspensão da instalação do terminal portuário na área conhecida por “Lixão da Alemôa”, nas proximidades do Porto de Santos, até que a CETESB atestasse que o local está totalmente descontaminado, bem como o afastamento de todos os trabalhadores e a retirada dos equipamentos no local.

Apresentados laudos pelas partes, o Ministério Público Federal (MPF) opinou pelo indeferimento do pedido. O juiz afirmou que “de acordo com parecer uníssono da CODESP, da Procuradoria Federal - IBAMA e do MPF, o procedimento de remediação da área está em termos para admitir as obras de construção do terminal”.

Além disso, José Bronco acrescentou que os atos administrativos praticados pelo IBAMA, seja a “licença prévia” ou “licença de instalação”, gozam de presunção de veracidade e legitimidade.

Outra questão levantada pelo autor da ação é a necessidade de se paralisar imediatamente as obras para não colocar em risco a saúde dos trabalhadores. Entretanto, o magistrado afirma que o autor “não trouxe aos autos nenhum elemento que indique o alegado risco iminente”, mas ao contrário disso, a corré CODESP apresentou um parecer do Ministério Público do Trabalho que afirma que não há trabalhadores atuando na área que ainda está contaminada.

Sendo assim, José Bronco indeferiu o pedido de liminar e determinou a expedição de ofício à CETESB para que forneça, no prazo de 30 dias, um relatório pormenorizado sobre o processo de remediação da área do Lixão da Alemôa, esclarecendo a atual situação do local.  (FRC)

Ação Civil Pública n.° 0004257-50.2012.403.6104”

 

 

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

 

FACEBOOK

000044.201.199.251