Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
STJ:Corte Especial rejeita queixa-crime de jornalista contra desembargador do Paraná.
  
Escrito por: Mauricio 08-10-1338 Visto: 817 vezes

Notícia extraída do site do Superior Tribunal de Justiça:

“30/05/2012 - 12h48

 DECISÃO

Corte Especial rejeita queixa-crime de jornalista contra desembargador do Paraná

A ausência de documentação comprovadora da ocorrência de suposto crime de ofensa à honra levou a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a rejeitar queixa-crime ajuizada por jornalista contra desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

O desembargador formulou representação contra o jornalista da Gazeta do Povo, acusando-o do crime de difamação, ao divulgar a ideia de que o magistrado seria “um desidioso funcional que apenas escapara de uma punição certa por questôes meramente ‘corporativas’”.

Segundo a defesa do profissional de imprensa, na audiência de conciliação, em sala reservada, o magistrado teria ofendido sua honra, proferindo palavras como “detrator” e “vagabundo”. Inconformado, o jornalista ajuizou queixa-crime.

Devidamente notificado, o magistrado apresentou resposta, sustentando a ausência de justa causa. Disse também que o jornalista teria provocado sua atitude na sala de audiência, ao direcionar-lhe o olhar acompanhado de “um sorriso de escárnio”, configurando sua ação – segundo ele – legítima defesa da honra.

Em seu voto, a relatora, ministra Laurita Vaz, destacou que a petição inicial veio desacompanhada de documentos que, eventualmente, pudessem subsidiar a narrativa trazida, de modo a demonstrar a ocorrência de suposto crime. “Essa falta configura ausência de justa causa para o processamento da ação penal proposta”, afirmou a ministra. A decisão da Corte Especial foi unânime.

O número deste processo não é divulgado em razão de sigilo judicial.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa “

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

FACEBOOK

00003.80.129.195