Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TRF1:Caso de homônimo com mesmo CPF induziu Caixa Econômica Federal a erro.
  
Escrito por: Mauricio 20-80-1336 Visto: 744 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal Regional Federal da 1ª Região:

“Caso de homônimo com mesmo CPF induziu Caixa Econômica Federal a erro

Publicado em 11 de Maio de 2012, às 17:49

A 5.ª Turma do TRF da 1.ª Região mantém decisão que afastou a responsabilidade da Caixa Econômica Federal em pagar indenização por danos morais a cidadão que teve seu nome inscrito em cadastro restritivo de crédito. Isso ocorreu em virtude de outra pessoa, com o mesmo nome e CPF, ter emitido cheques sem fundos.

Para o relator, desembargador federal João Batista Moreira, não houve irregularidade da Caixa Econômica Federal em incluir o nome do recorrente no serviço de proteção ao crédito, porque o homônimo de Campo Grande /MS admitiu ter emitido seis cheques sem provisão de fundos. Além desse fato, ambos também possuíam o mesmo número de cadastro de pessoa física (CPF).

Assim, conforme entendeu o relator, como a confusão foi gerada pela Secretaria da Receita Federal em cadastrar duas pessoas homônimas com o mesmo CPF, apesar de serem filhos de pais diferentes, com datas de nascimento distintas, e residirem em diferentes estados da Federação, não é possível atribuir à Caixa Econômica Federal responsabilidade pelo dano sofrido pelo cidadão.

Processo n.° 1999.38.03.004139-5/MG


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região”

 

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

 

FACEBOOK

000044.222.122.246