Escrito por: Mauricio 31-07-2011 Visto: 875 vezes |
O FINTESP possibilita que a mulher tenha informaçôes e indicará uma fonte rica para aprofundar-se no tema e mais, onde, procurar auxílio em caso de ser vítima de violência. Leia com atenção a transcrição abaixo:
“O que é a violência contra a mulher?
Em 1994, o Brasil assinou a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a violência contra a Mulher. Esta Convenção, conhecida como Convenção de Belém do Pará, entende que a violência contra a mulher inclui violência física, sexual e psicológica:
a) que tenha ocorrido dentro da família ou unidade doméstica ou em qualquer outra relação interpessoal, em que o agressor conviva ou tenha convivido no mesmo domicílio que a mulher e que compreende, entre outros, estupro, violação, maus-tratose abuso sexual;
b) que tenha ocorrido na comunidade e seja praticadapor qualquer pessoa incluindo, entre outros, violação,abuso sexual, tortura, maus-tratos de pessoas,tráfico de mulheres, prostituição forçada, seqüestro e assédio sexual no lugar de trabalho, bem como
em instituiçôes educacionais, estabelecimentos de saúde ou em qualquer outro lugar; e
c) que seja praticada ou tolerada pelo Estado ou seus agentes, onde quer que ocorra.
A Convenção recomenda que todos os esforços devem ser feitos para prevenir essas formas de violência e atender às suas vítimas com respeito e eficiência.
Violência contra a mulher Um guia de defesa, orientação e apoio 5ª edição, 2004 (atualizada e ampliada) CEPIA/CEDIM
Texto: Jacqueline Hermann e Leila Linhares Barsted. Atualização da pesquisa: Jeanne de S. Lima, Ruth Floresta de Mesquita e Sandra Infurna.”
Extraído site CEPIA. Acesse: http://www.cepia.org.br/publicacoes.asp
Imagem extraída do Google. |
|