STF:Acordo soluciona impasse de concursados de Furnas.
  
Escrito por: Mauricio 30-03-2012 Visto: 684 vezes

Notícia extraída do site do Supremo Tribunal Federal:

Sexta-feira, 30 de março de 2012

Acordo soluciona impasse de concursados de Furnas

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, homologou os acordos celebrados por Furnas Centrais Elétricas S. A., pela Federação Nacional dos Urbanitários e pelo Ministério Público do Trabalho nos autos do Mandado de Segurança (MS) 27066. A homologação soluciona um impasse de mais de 20 anos relacionado à terceirização de mão-de-obra em Furnas e à não convocação de aprovados em concursos públicos.

Dentre as cláusulas dos pactos firmados, consta a obrigação de convocação de um total de 550 candidatos aprovados no concurso de 2009, à proporção de 110 por ano, a partir de 2013; o desligamento paulatino da mão-de-obra terceirizada; e a cessação de novas contrataçôes de terceirizados, dentre outras previsôes. O processo de mediação que proporcionou a celebração dos acordos foi realizado por meio de reuniôes entre as partes envolvidas conduzidas no gabinete do ministro Luiz Fux, sob a sua presidência.

A União e o Tribunal de Contas da União concordaram com o teor dos acordos firmados, e destacaram que os pactos se alinharam à jurisprudência do TCU voltada para a solução do problema da terceirização indevida no âmbito da Administração Pública. A composição obtida preservou, a um só tempo, os interesses nacionais, em especial, o da continuidade do serviço público de fornecimento de energia elétrica, os interesses dos candidatos aprovados no concurso, que serão convocados nos próximos anos, e o de trabalhadores terceirizados, que terão seus direitos constitucionalmente previstos protegidos.

//GLF”

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

FACEBOOK

00003.138.118.250