TJ-AP:Barco Tribuna retorna de sua 97ª jornada fluvial.
  
Escrito por: Mauricio 26-02-2012 Visto: 761 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal de Justiça do Amapá:

“Barco Tribuna retorna de sua 97ª jornada fluvial


A Justiça itinerante voltou a percorrer a região ribeirinha do Bailique, facilitando o acesso à Justiça de primeiro grau às comunidades isoladas. Esta foi a 97ª Jornada e aconteceu nas localidades de Vila Progresso, Itamatatuba e arredores.

O Barco “Tribuna – a Justiça vem abordo” iniciou a Jornada Fluvial ao Bailique no dia 12 de fevereiro. Após sete dias de viagens pelos interiores, contabilizou cerca de 300 açôes jurídicas executadas.

O objetivo de aproximar as comunidades ribeirinhas dos serviços da Justiça foi novamente alcançado. O relatório emitido pela comissão de organização do Barco Tribuna destacou a procura e a participação da população durante a viagem. Entre as principais açôes, destacam-se 109 despachos, 63 audiências e 29 decisôes. Também foram realizadas audiências em açôes de divórcio, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros.

A equipe esteve sob a coordenação do Juiz de Direito Substituto Almiro do Socorro Avelar e, no total, foram 32 servidores envolvidos na ação, entre serventuários da Justiça, Militares e parceiros.

Nessa viagem, acompanharam os trabalhos da Justiça Itinerante os estrangeiros Franck Schultze e Rudolf Leuthold, jornalistas enviados de uma agência de notícias alemã, que tiveram como objetivo fazer a cobertura e a divulgação em nível mundial dos trabalhos desenvolvidos pela Justiça Itinerante.

Durante a jornada marítima, a Justiça do Amapá procura não somente atender à demanda jurídica, mas também, alcançar as comunidades com necessidades de orientação social.

Por meio de palestras e acompanhamentos psicossociais a Justiça Fluvial trabalha com jovens e famílias em risco social, orientando e promovendo atendimentos individuais e comunitários. Durante os sete dias de viagem, foram ministradas 10 palestras, com temas de interesse social, e realizados cerca 150 atendimentos.

O barco retornou na última segunda-feira (20/02). A Justiça do Amapá deve levantar pontos positivos e sugestôes para a próxima jornada.

 

Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

Macapá, 24 de fevereiro de 2012”

 

 

 

*Mauricio Miranda.

**Imagem extraída do Google.

 

 

FACEBOOK

00003.14.70.203