Inscriçôes para 2ª edição dos testes na urna eletrônica terminam nesta sexta (17).
  
Escrito por: Mauricio 15-02-2012 Visto: 687 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal Superior Eleitoral:

“Inscriçôes para 2ª edição dos testes na urna eletrônica terminam nesta sexta (17)

Os interessados em participar da 2ª Edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), têm até esta sexta-feira (17) para se inscrever no hotsite do evento. Os testes têm como objetivo dar ainda mais transparência ao processo eleitoral brasileiro e demonstrar sua confiabilidade e segurança, já que os participantes terão a oportunidade de tentar realizar “ataques” à urna eletrônica.
Os “ataques” buscarão explorar eventuais falhas do sistema relacionadas à violação da integridade e ao sigilo do voto. Nesta edição, os “investigadores” participarão de uma fase de preparação, de 6 a 8 de março, quando receberão as informaçôes necessárias sobre a urna e seus componentes internos e externos, podendo configurar os sistemas que serão utilizados no teste, desenvolver e aperfeiçoar seus planos de testes.
Ainda nesta fase de preparação, os participantes terão também acesso aos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, o que poderá facilitar as tentativas de “ataques”, uma vez que tais códigos-fonte são uma espécie de tradutor de como deve ser o funcionamento do sistema. E ainda poderão acessar a internet para buscarem mais subsídios para seus projetos.
Os testes serão acompanhados pelas comissôes Avaliadora e Disciplinadora e também por observadores das áreas de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação. Todo o ambiente de testes será monitorado por câmeras. Os resultados e as conclusôes dos testes serão apresentados em audiência pública no dia 29 de março, às 10h, também na sede do TSE.
Esta 2ª edição do evento tem o apoio do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade de Brasília (UnB). A primeira edição dos testes públicos de segurança foi realizada em 2009.”



*Mauricio Miranda.
**Imagem extraída do Google.

FACEBOOK

000018.218.184.214